Terça-feira, 16 de setembro de 2008 - 17h11
Cerca de 80 coordenadores municipais do Programa de Controle da Dengue participam do 3º Encontro Estadual de Controle da Dengue, que começou nesta terça-feira (16) e vai até quarta (17), no Hotel Rondon, em Porto Velho.
Os técnicos da Dengue vão avaliar as ações já executadas no controle da doença e também traçar novas metas para evitar possível surto da Dengue com a chegada do inverno amazônico. As chuvas são constantes neste período o que aumenta a proliferação da doença em todo o Estado.
A solenidade de abertura contou com a presença do representante da Coordenadoria Nacional do Programa de Controle da Dengue, Fábio Gaiger, da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Régia Martins e da diretora do Centro de Controle de Zoonozes de Porto Velho, Deuseli Pereira, além de outros técnicos da saúde de vários municípios.
A Dengue no Brasil
Segundo o painel apresentado pelo representante do Programa Nacional de Controle da Dengue, Fábio Gaiger, os casos da doença aumentaram em todo o país, em 40% em relação ao ano passado. Até junho deste ano, foram registrados 635 mil casos de Dengue no Brasil. Destes, 37.332 foram na região Norte. Rondônia registrou 7.611 casos. Dos estados da região Norte, Rondônia, Tocantins e Roraima foram os estados que registraram maior número de Dengue em 2008. Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos, 173 pessoas morreram por causa da dengue, no Brasil, incluindo o surto do Rio de Janeiro. Em Rondônia, morreram 3 pessoas.
Plano de Contingência
Os municípios se preparam agora para o controle da Dengue, durante o inverno amazônico. Porto Velho terá a primeira reunião municipal para elaborar o Plano de Contingência, no próximo dia 24, no auditório do Lacen. Os técnicos da secretaria municipal e estadual de saúde vão definir as estratégias para o controle da doença durante as chuvas. As medidas vão desde Campanhas Educativas, parcerias com órgãos públicos e privados, até a capacitação dos profissionais envolvidos no Programa de Controle da Dengue, até a compra de insumos e reforço nos estoques de medicamentos. O ministério da Saúde montou 12 aglomerados. São 12 capitais definidas estrategicamente para capitanear o controle da Dengue nas localidades do entorno. Porto Velho será um dos aglomerados."Nós estamos nos preparando para controlar e combater a Dengue no nosso município, mas sabemos da responsabilidade que vamos ter em apoiar os municípios adjacentes e isso aumenta ainda mais o nosso intente de cumprir a determinação do Ministério da Saúde que é reduzir o número de mortes por causa da Dengue em todo o país", afirma a diretora do DVEA, Régia Martins.
Fonte: Ascom
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)