Quarta-feira, 25 de abril de 2012 - 10h54
Na segunda-feira o ministério da Saúde lançou oficialmente a 14ª Campanha Contra a Gripe, que acontecerá de 05 a 25/05. Para viabilização dos atendimentos à população a secretaria de Saúde de Porto Velho irá reunir os diretores das unidades de saúde da zona urbana e rural, enfermeiros e vacinadores, no dia 27, às 8h, na Fatec.
A mobilização nacional será no sábado, 05, e segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semusa, Luzanira Morais a secretaria visa atingir cerca 80% portovelhenses que devem comparecer aos postos de vacinação que serão espalhados pela capital e distritos. “A nossa meta é vacinar no dia 05, oitenta por cento das 46 mil pessoas aptas a receber a vacina em Porto Velho e as nove mil restantes nós esperamos que compareçam a qualquer uma das nossas unidades de saúde até o dia 25/05 para que sejam imunizadas, diminuído assim a mortalidade em decorrência do agravamento das gripes e as internações hospitalares”, conclui ela.
A campanha de vacinação contra a gripe, denominada “Proteger e Cuidar” é destinada a idosos, gestantes e crianças de 06 meses a dois anos de idade e para isso a Semusa realizará a reunião técnica para passar aos enfermeiros vacinadores e diretores de unidades de saúde informes e intenção da campanha como explica a chefe da Divisão.
Gripe
A doença é causada pelo vírus influenza que é de fácil contaminação. As gotículas de saliva que uma pessoa gripada expele enquanto fala, espirra ou tosse são suficientes para infectar a todos que estão à sua volta, causando no mínimo um grande desconforto ao doente e no caso dos idosos, crianças e gestantes ela facilmente pode se agravar.
A gripe possui sintomas bem peculiares como febre acima dos 39°, em mais de 60% dos casos, dores musculares, mal estar e sensação de fraqueza. Em alguns casos a gripe pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e coriza.
Vacina
A vacina contra a gripe é o meio mais eficaz de se proteger contra a doença, a vacina reduz em 70% o número de complicações pulmonares e hospitalização. Geralmente, os efeitos colaterais são leves. Cerca de 10% das pessoas vacinadas podem apresentar, nas primeiras 48 horas após a imunização, febre, dor no corpo e dor de cabeça.
A vacina contra influenza estimula as células do sistema imunológico a produzirem anticorpos específicos contra este vírus. Assim quando realmente entramos em contato com o vírus, já temos anticorpos suficientes para eliminá-lo. A vacina contra gripe é eficaz durante um ano.
Contra indicações
A vacina não deve ser administrada em pessoas que possuem alergia severa e que sofrem reações graves (como edema de mucosas, urticária, falta de ar), após a ingestão de ovos de galinha e seus derivados deve ser evitada a imunização. Também deve ser evitada a administração da vacina em pessoas com histórico de reação anafilática a qualquer componente da vacina, como a neomicina, ao formaldeído e ao Triton-X-100 (octoxinol 9).
Fonte: Edina Silva
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri