Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa recomeça mutirões da dengue pelo bairro Nacional



Como parte da programação elaborada pela secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agevisa, Ministério Público e a 17ª Brigada, trinta e cinco agentes de saúde e dez militares visitaram os domicílios do bairro Nacional, nesta terça feira (15/03) para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue, como também orientar moradores sobre o perigo da doença que já atinge 4% da cidade.

Segundo Bruno Sadeck, da Semusa, a sequência de visitação foi elaborada conforme os pontos críticos para a doença na cidade. “Nosso planejamento é feito com base nos locais onde os índices são mais elevados. E o bairro Nacional é considerado o mais crítico. Estamos visitando de casa em casa, orientando os moradores sobre os perigos da doença, como ajudar na eliminação dos criadouros e aplicando um novo larvicida que de acordo com o ministério da Saúde é mais eficaz”, explicou.

Após o mutirão no bairro Nacional as equipes que foram reforçadas com os militares visitarão o bairro Panaí e São Sebastião, também considerados pontos críticos. Bruno destaca que a colaboração da população é muito importante nesses mutirões. “Nossa preocupação é reduzir o índice de infestação no município. Queremos orientar a população da melhor forma, ajudar na eliminação dos criadouros e a cooperação de todos é imprescindível. A população deve abrir suas portas e receber nossas equipes, para que este trabalho em conjunto seja eficaz”, afirmou.

Para o secretário da Semusa, Williames Pimentel, o trabalho de prevenção, também é responsabilidade de toda a sociedade. “Se cada um fizer sua parte, se monitorar onde mora, não deixando a caixa d’água descoberta, latas e garrafas acumulando água, lixo nos quintais e lançados nas ruas, poderemos diminuir os índices que são preocupantes”, disse.

Para reforçar as ações da prefeitura, a Semusa mantém nas unidades escolares ciclos de palestras durante todo o ano letivo. “Também realizados em associações, igrejas e demais locais públicos. O objetivo é reforçar sobre o perigo desta doença”, ressaltou.

Para requerer o trabalho os interessados devem procurar o Núcleo Interinsitucional de Educação em Saúde Municipal (Niemsus) pelo telefone 3901 2930, ou no horário das 8h as 12h e das 14h as 18h na avenida Calama, 4008, no bairro Embratel, próxima a Câmara Municipal.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HPV: vacina gratuita em Rondônia protege contra câncer e salva vidas

HPV: vacina gratuita em Rondônia protege contra câncer e salva vidas

Quando o assunto é saúde, o cuidado começa dentro de casa. Vacinar meninos e meninas contra o HPV é mais do que uma decisão individual: é uma forma d

Sucesso do 10º LeiloShow garante mais uma campanha de prevenção ao câncer em Chupinguaia neste final de semana

Sucesso do 10º LeiloShow garante mais uma campanha de prevenção ao câncer em Chupinguaia neste final de semana

No último final de semana, dia 21 de setembro, foi realizado em Chupinguaia, no Distrito de Boa Esperança, a 10ª edição do Leilão Solidário organiza

Pré-hipertensão passa a ser 12 por 8 e acende alerta ao estilo de vida amazônico

Pré-hipertensão passa a ser 12 por 8 e acende alerta ao estilo de vida amazônico

A decisão da Sociedade Brasileira de Cardiologia de classificar a pressão de 12 por 8 como pré-hipertensão acende um alerta importante para a popula

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)