Sábado, 29 de maio de 2010 - 15h27
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) está com uma programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, oficialmente celebrado no dia 31 de maio. As atividades aconteceram nesta sexta-feira, 28, no Espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira. A mobilização começou a partir das 16 horas, com apresentação da banda da Polícia Militar (PM), apresentação de dançarinos e aulas de ginástica aeróbica, com apoio de carro de som, e a Tenda Saúde da Semusa, com orientações sobre a temática em questão, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, e uma balança para calculo do ICM (Índice de Massa Corpórea). Ainda na sexta feira, foi realizada uma caminhada com alertas para a campanha de combate ao tabagismo, denominada: Tabaco e Gênero – enfoque na população feminina. A Semusa alertou a população quanto aos malefícios do tabagismo, através da mobilização dos diversos segmentos da sociedade, numa tentativa de desestimular o consumo.
Caps II
A Semusa esta implementando em suas ações o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (Inca) que tem como propósito a prevenção de doenças na população e estimula adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. Neste contexto a secretaria oportunizará o atendimento através do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), que propiciará ações educativas e o acesso ao tratamento para quem deixar de fumar. “O Caps é uma iniciativa da prefeitura que potencializará o atendimento para esta demanda, garantindo um serviço qualificado e comprometido com o bem estar social” – disse o secretário da Semusa Williames Pimentel.
Dia Mundial
O evento existe desde o ano de 1997 e tem agregado na luta cerca de 191 paises, que estye ano adotaram a temática voltada para o público feminino, no entanto todas as instituições que adotaram a ação de combate organizado aproveitam a oportunidade para propor a todos a reflexão sobre o consumo de tabaco na cidade.
Fonte: Aurimar Lima
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)