Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa orienta pais sobre importância da vacina contra HPV



A divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, tem registrado baixa adesão de meninos na campanha de vacinação contra o HPV. O Ministério da saúde incluiu os meninos de 11 a 14 anos para receber as vacinas, mas os pais não tem procurado os postos de saúde. A falta de informação é a principal causa apontada pela gerente da divisão, Elizeth Gomes.

“A mobilização está sendo feita pelo ministério da saúde com foco na sensibilização dos pais para alertar sobre a importância e eficácia da vacina. Por isso a faixa etária de 2018 foi ampliada de 11 a 14 anos para meninos. A vacina nas meninas previne o câncer de cólo uterino e nos meninos o câncer de pênis, de ânus, boca e laringe, e o HPV porque o homem é quem transmite o vírus para a mulher. Tem escola que recebemos a relação de duzentos alunos para serem vacinados, quando chegamos lá apenas trinta tem autorização dos pais.” Esclareceu Elizeth Gomes.

Nesta primeira etapa a campanha acontece nos postos de saúde e em um segundo momento as equipes de imunização da (Semusa), através do programa saúde na escola, farão visitas programadas nas escolas para vacinação.

O HPV(Papiloma Vírus Humano) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Causa além do câncer de colo de útero, verrugas genitais e anais e neoplasias. Este tipo de câncer é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por isso, os pais devem ficar atentos a fim de conscientizar e prevenir a doença através da vacina em meninos e meninas. A vacinação acontece todos os dias em todos as unidades básicas de saúde durante todo o ano, a exceção é o posto Maurício Bustani que as segundas, quartas e sextas no período da manhã realiza a vacinação da BCG.

Além do HPV também acontece também está ampliada a faixa etária de vacinação cotra a meningite esse ano de 11 a 14 anos. A meningite é tão importante quanto a HPV, pois é uma doença respiratória grave que pode levar a complicações e as vezes ate a óbito além de consequências neurológicas.

Pentavalente

A secretaria municipal de saúde informa aos pais que a vacina pentavalente que estava em falta já foi abastecida em todas as unidades de saúde da rede. Os pais que deixaram de vacinar podem procurar o posto mais próximo para fazer a imunização munidos do cartão de vacina da criança. A pentavalente imuniza os bebês contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.

Fonte : Semusa

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)