Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa no Dia Mundial de Combate ao Diabetes


 
 
Nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza  programação especial em várias unidades de saúde da capital. A coordenação é da Divisão de Programas Especiais da Semusa.

Na unidade de saúde Ronaldo Aragão, no bairro Nacional, as atividades vão desde distribuição de panfletos, orientações sobre a doença, verificação de glicemia e medição de pressão arterial.

As atividades vão ser realizadas durante todo o dia. Segundo a diretora da Divisão de Programas Especiais, Aneti Santos da Cruz, por ser uma doença confirmada apenas com análise clínica, o portador muitas vezes demora a procurar o tratamento. “A diabete é uma doença quase que assintomática por isso quando o exame detecta a doença, alguns pacientes têm mais dificuldades no tratamento, mas quando detectada a tempo, é uma doença perfeitamente controlável.”

A doença e os sintomas

Geralmente o portador da doença só detecta quando faz exames laboratoriais. A Diabetes é um problema de saúde que se manifesta pela elevação da taxa de açúcar no sangue, ocorre geralmente em adultos e pode afetar os rins, os olhos, o coração e a circulação. Os fatores de risco são a hereditariedade, a obesidade ou o sedentarismo. Durante os primeiros sintomas, a pessoa come muito ou perde muito peso, além de ter muita sede, desânimo, cansaço e franqueza. A diabete tipo I aparece geralmente em crianças e jovens que precisam controlar a doença através de insulina. Já a tipo ii aparece em pessoas com mais de 30 anos e pode ser controlada sem a insulina.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr