Quinta-feira, 13 de novembro de 2008 - 20h02
Nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza programação especial em várias unidades de saúde da capital. A coordenação é da Divisão de Programas Especiais da Semusa.
Na unidade de saúde Ronaldo Aragão, no bairro Nacional, as atividades vão desde distribuição de panfletos, orientações sobre a doença, verificação de glicemia e medição de pressão arterial.
As atividades vão ser realizadas durante todo o dia. Segundo a diretora da Divisão de Programas Especiais, Aneti Santos da Cruz, por ser uma doença confirmada apenas com análise clínica, o portador muitas vezes demora a procurar o tratamento. A diabete é uma doença quase que assintomática por isso quando o exame detecta a doença, alguns pacientes têm mais dificuldades no tratamento, mas quando detectada a tempo, é uma doença perfeitamente controlável.
A doença e os sintomas
Geralmente o portador da doença só detecta quando faz exames laboratoriais. A Diabetes é um problema de saúde que se manifesta pela elevação da taxa de açúcar no sangue, ocorre geralmente em adultos e pode afetar os rins, os olhos, o coração e a circulação. Os fatores de risco são a hereditariedade, a obesidade ou o sedentarismo. Durante os primeiros sintomas, a pessoa come muito ou perde muito peso, além de ter muita sede, desânimo, cansaço e franqueza. A diabete tipo I aparece geralmente em crianças e jovens que precisam controlar a doença através de insulina. Já a tipo ii aparece em pessoas com mais de 30 anos e pode ser controlada sem a insulina.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)