Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa intensifica as ações para o combate a dengue


 
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) está intensificando os trabalhos de combate ao mosquito da dengue. Entre as ações estão reuniões que define as parcerias com instituições públicas e privadas para atuação preventiva, desde a publicidade até a realização de mutirões nos bairros. Os agentes comunitários que compõem o quadro funcional das Unidades de Saúde começaram o trabalho de orientação e alerta sobre os riscos da doença no período chuvoso.

O Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde Municipal (Niemsus) da Semusa, desde o início do mês visita as Escolas da rede pública, levando folder e material informativo, para uso do professor. Da rede municipal, sessenta Escolas foram beneficiadas com material de divulgação para aulas interativas e interdisciplinares. A Semusa também está disponibilizando profissionais da saúde para agendamento de palestras, através do telefone 3901 2930.

Segundo Williames Pimentel, a secretaria está fazendo um apelo aos educadores quanto à colaboração, no sentido de promover educação preventiva no combate a dengue. “Nossos estudantes tem potencial para contribuir com os cuidados da vigilância nos espaços de suas residências e junto aos adultos responsáveis”, justificou, afirmando que 90% dos casos de dengue são detectados nos ambientes domiciliares.

Durante todo o ano a secretaria municipal de Saúde (Semusa) realiza uma série de ações para combater a doença, como a atenção ao paciente, levantamento e catalogação de dados, controle vetorial com notificações, eliminação de criadouros e palestras educativas com distribuição de material informativo. “Semanalmente a Semusa emite um Boletim Epidemiológico com dados sobre a doença e o crescimento significativo dos casos, para acompanhamento. Ano passado foi desencadeado uma série de mutirões, que começou nos bairros Nacional e Aponiã, onde a incidência de criadouros era apontada como a maior. A ampliação do trabalho é uma necessidade para potencializar o combate a manifestação da doença”, explicou o secretário Williames Pimentel.


Fonte: Aurimar Lima
 

Mais Sobre Saúde