Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa intensifica ações de controle do sarampo para manter erradicação


A Secretaria Municipal de Saúde de Poeto Velho (Semusa) recebeu na quarta-feira,13, informação sobre uma embarcação proveniente de Manaus com uma criança com suspeita de sarampo. Estavam na embarcação 10 venezuelanos, 5 cubanos e 5 argentinos

“Rapidamente nós acionamos as equipes de técnicos da imunização, vigilância sanitária, vigilância em saúde, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) para estabelecer as medidas a serem desenvolvidas frente ao caso”, explicou a secretaria da Saúde, Eliane Pasini.

A lista de passageiros continha vinte nomes, mas, na verdade, foram identificadas mais de 100 pessoas na mesma viagem, segundo informou, Elizeth Gomes, gerente de Imunização.

“Infelizmente a embarcação chegou antes do previsto(sábado), mas, mesmo assim, as equipes identificaram a família e conduziram a criança ao Hospital Cosme e Damião. Após exames, o sarampo foi confirmado apenas na criança, mas os pais foram imunizados”, completou Elizeth.

As equipes da Semusa foram também até a rodoviária municipal, onde localizaram alguns passageiros procedentes da embarcação. Foram vacinados cerca 576 pessoas contra o sarampo na rodoviária e porto, seguindo o protocolo de bloqueio que deve ser feito até 72 horas após a identificação do caso confirmado.

“A criança ainda não está na fase indicada para tomar a dose da vacina. Os pais nos informaram que moram em Manaus em um dos bairros com muitos casos de sarampo.” Conclui.

Sarampo

O Brasil tem registrado casos de sarampo importados da Venezuela. Os estados mais afetados pela doença são Roraima e Amazonas. O último caso registrado em Porto Velho foi em 1999.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas e afeta, sobretudo, crianças. É transmitido por gotas de saliva procedentes do nariz, da boca e da garganta de pessoas infectadas. Os sintomas consistem em febre alta, erupção generalizada em todo o corpo, congestão nasal e irritação ocular.

Pode causar complicações graves, tais como cegueira, encefalite, diarreia intensa, infecções do ouvido e pneumonia, sobretudo em crianças com problemas de nutrição e em pacientes imunodeprimidos.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, a tríplice viral deve ser aplicada em bebês de 12 meses, com um reforço aos 15 meses de vida. A dose também é ofertado para pessoas de até 49 anos que não foram vacinadas.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)