Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa distribui vitamina A e Sulfato Ferroso em creches


A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semusa), distribui mensalmente através dos programas Saúde de Ferro e Vitamina A, suplementos para gestantes, pós-parto e crianças atendidas pelas equipes de saúde de família, das 21 unidades de saúde da Capital e creches municipais e estaduais como forma de combater a anemia nutricional infantil e materna.

As equipes de Saúde da Família é que realizam a distribuição. Segundo a coordenadora da equipe da saúde da mulher, Rosemary Garcia, a vitamina A é distribuída a crianças menores de 1 ano a 5 anos durante a vacinação. “Nossas imunizadoras aproveitam este momento para distribuição das doses. É uma forma de enfrentar esse problema crônico da anemia e a falta de vitamina A, que tem um grande impacto muito grande na mortalidade infantil”, explicou Rosemary.

Rosemary acrescentou ainda que a vitamina A e o sulfato ferroso possuem vários benefícios, principalmente para a redução da mortalidade infantil e das mães. A vitamina A tem como finalidade prevenir deficiências como cegueira, diarreia, infecções respiratórias, sarampo, entre outras, além de combater a mortalidade materno-infantil. O sulfato ferroso e o ácido fólico, ajudam na formação do DNA para evitar má formação fetal.

Já as gestantes, segundo Rosemary, recebem as doses durante seu pré-natal, se detectada a necessidade. O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, destaca que com apoio do Governo Federal, essa ação deverá ser ampliada. “A iniciativa prevê a garantia de acesso ao sulfato ferroso em todas as unidades para crianças de seis a 18 meses. Com essas medidas, o Ministério da Saúde pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano. Esta medida vai impactar diretamente na redução da mortalidade infantil”, disse ele.

Segundo Pimentel com a parceria da Educação a prefeitura pretende fazer por meio das campanhas de vacinação a busca ativa das crianças que não receberam a dose de Vitamina A.

Mais saúde

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 2006, 20,9% da população infantil brasileira entre zero e cinco anos possuem deficiência de ferro e 17,4% carência de vitamina O Ministério da Saúde informa que a alimentação pobre em ferro é o principal causador das anemias na infância e a sua maior incidência ocorre até os 24 meses de vida, época em que a criança tem rápido desenvolvimento e se faz a introdução da mamadeira e da dieta da família. A anemia prejudica o desenvolvimento cognitivo da criança e o atraso não pode ser revertido com tratamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a suplementação adequada do nutriente reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia. Já a carência de Vitamina A pode causar cegueira e reduzir a imunidade de crianças.

Fonte: Janiele Viana

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)