Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 17h03
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) iniciou nesta segunda-feira, 09, um curso de 10 dias que visa municiar seus profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para a aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin), utilizada contra as formas graves de Tuberculose e, hoje, também preventiva para o contato da hanseníase. A capacitação, realizada na Fatec, é direcionada aos enfermeiros das áreas urbana e rural de Porto Velho.
Luzanira Moraes, coordenadora municipal de Imunização, conta que estas capacitações são feitas quatro vezes ao ano para garantir que não falte profissionais na sala de vacina com técnica de BCG para o atendimento da população. “A BCG tem toda uma técnica e antes não existiam profissionais capacitados. Hoje, é uma preocupação do prefeito Roberto Sobrinho e do secretário Williames Pimentel que todas as unidades de Saúde do município possuam uma sala com técnicos e enfermeiros capazes de aplicar, não só esta como diversas vacinas. E de fato isso já ocorre”, afirma.
Raimundo de Farias é técnico no distrito de Nazaré e fala sobre a importância de estar fazendo o curso. “No nosso distrito temos uma Sala de Vacina completa, porém ainda não temos alguém capacitado para aplicar a BCG. Sempre vem alguém da cidade, durante os finais de semana para realizar este serviço, agora, teremos condições de atender todos os dias. Eu já havia feito alguns cursos, e a gente que atende na Sala de Vacina tem que se atualizar o tempo inteiro, pois as técnicas estão sempre se aprimorando”, disse.
O curso acontece de 09 a 20 de abril, sendo os três primeiros dias de teóricos aplicados por quatro profissionais treinados em Sala de Vacina, que abordarão a história da imunização; base imunológica (como a vacina imuniza e o tempo que leva); sobre o calendário de vacinas; a composição da vacina; a base de conservação, para garantir que não faltem vacinas e que as mesmas se mantenham em boa qualidade, além da organização e atendimento no local.
Os outros sete dias serão um mini estágio, para que os participantes pratiquem o conhecimento adquirido nas Unidades de Saúde e na Maternidade Municipal. A BCG é aplicada somente em crianças de zero a quatro anos.
Fonte: Rebeca Barca
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses
Entre janeiro e agosto deste ano, o Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, prestou assistência a 23.635 pacientes, reafir
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na noite desta sexta-feira (12/9), fiscalizações em unidades de saúde de Ariquemes e Ji-Paraná.