Quarta-feira, 25 de abril de 2012 - 09h52
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semusa), promove capacitação para os 32 profissionais de 12 unidades da rede municipal de Saúde que oferecem o teste rápido de HIV. De acordo com Márcia Mororó, coordenadora do DST/AIDS do município, o intuito do trabalho é que as unidades de saúde possam executar, o quanto antes, os testes rápidos de Sífilis e Hepatite B e C. Uma vez que já são executados os de HIV. ”Tão logo o Ministério da Saúde nos disponibilize estes materiais iniciaremos a realização deles. Essa capacitação é para aqueles profissionais que já executam os testes de HIV. Eles recebem esta atualização com a nova metodologia de execução a Plataforma de Duplo Percurso, conforme preconizado pelo Ministério”, disse.
Márcia conta que essa nova plataforma para o teste rápido de HIV já é executada em Porto Velho. “Realizamos duas capacitações no final do ano passado e agora estamos buscando aumentar o número destes profissionais. Já o de Sífilis e Hepatites o município está aguardando o envio dos kits para poder oferecê-los. Lembrando que já oferecemos testes na rede municipal de saúde dessas doenças, só que não na modalidade rápida”, acrescenta.
A enfermeira Débora Santos Faria falou sobre a atualização. “Percebi logo no início, na parte teórica, uma mudança tanto no tipo de reagente, quanto a identificação das doenças e da estrutura do teste. Por isso é sempre bom estar realizando estas capacitações”, comenta.
Importância
A coordenadora do DST/AIDS do município, Márcia Mororó, acrescentou que o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite a facilidade de ser utilizado em qualquer local e que ele é importante, principalmente, para grávidas na prevenção da transmissão, se for o caso, de doenças para o bebê. “No caso do HIV e da Sífilis se for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, os riscos de transmissão da mãe para a criança caem para 98%, no caso da AIDS e chega a 100% no caso da Sífilis”, conta.
Fonte: Rebeca Barca
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)