Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa atualiza profissionais para coleta de preventivo e planejamento familiar


 
Cerca de 80 profissionais de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde e técnicos da secretaria municipal de Saúde (Semusa) participaram de uma capacitação em serviço sobre a prática em PCCU (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) no Centro de Referência em Saúde da Mulher, na Policlínica Rafael Vaz e Silva. Os participantes foram orientados por uma equipe de profissionais, coordenados pela médica Claudete Martins, especialista em ginecologia e obstetrícia. São colaboradoras as médicas Maria Odete, Livias Leite e a bioquímica e citopatologista, Nelcina, além dos enfermeiros da rede municipal que atuam na Estratégia Saúde da Família.

O evento teve como objetivo aprimorar a técnica em coleta de material citopatológico para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, com vistas a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população feminina do município. A Semusa mobilizou três setores internos para dar apoio logístico e profissional no curso, o departamento de Atenção Básica (DAB), a divisão de Programas Especiais (DPE) e a divisão de Apoio ao Diagnóstico (DAD).

Para atendimento no período do curso, os profissionais do ambulatório da unidade Rafael Vaz e Silva, fizeram durante uma semana um pré-agendamento das pacientes, o que resultou em quase 50 mulheres para um dia de coleta com livre demanda. A estudante Joana Darc de Brito, 26 anos de idade, foi umas das mulheres agendadas e atendida pela enfermeira da unidade, que a convenceu da importância do exame. “Há seis anos não fazia a coleta, pois não me sentia a vontade. Estou nervosa, mas confiante de que é o melhor para mim” – disse.

A médica Claudete Martins disse que os procedimentos apresentados no curso são de suma importância para a uniformização da coleta do preventivo na rede pública, pois existe protocolo para coleta, armazenamento de lâminas, preenchimento de formulários, ações fundamentais para obtenção do resultado final e acompanhamento da paciente.

Segundo o secretário Williames Pimentel, a secretaria está em fase de reestruturação do programa de formação continuada para os profissionais das Unidades de Saúde e tem intensificado o trabalho de atenção à mulher, com vistas no planejamento familiar. Em março deste ano, foram realizadas aulas teóricas para os profissionais da saúde sobre a coleta de preventivo. “Após a capacitação vamos intensificar a coleta do preventivo nas unidades e fomentar ainda mais o trabalho em parceria com o planejamento familiar, que também terá uma ação conjunta com o Programa Saúde do Homem” – adiantou o secretário Pimentel.

O trabalho de coleta é realizado em todas as Unidades de Saúde e encaminhado para o laboratório do Centro de Referência da Mulher, onde é feita a leitura e encaminhamento para acompanhamento médico, nos casos especiais o tratamento é feito no próprio centro. Na rotina das unidades básicas é feita uma média de 12 a 15 coletas de preventivo por dia.

Fonte: Aurimar Lima

 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)