Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017 - 13h06
A redução em 10% do número de novos casos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade em relação ao ano anterior, o aumento da proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal de 51,32% para 60% e a implantação do “pré natal do papai” em 100% das unidades básicas de saúde da família são algumas das metas que constam do Plano Municipal de Saúde (PMS) apresentado ao Conselho Municipal de Saúde.
A apresentação do plano ao conselho é uma exigência legal que tem por objetivo estabelecer o conjunto de metas a serem alcançadas nos quatro anos de governo. O documento foi elaborado pela assessoria técnica da Semusa, após a realização de audiências públicas em algumas das unidades básicas de saúde para saber quais os anseios da população e ter um diagnóstico amplo e correto das áreas que mais precisam de atenção.
O plano foi apresentado na sede da secretaria, pela assessora técnica Amada Diniz acompanhada do diretor da Atenção Básica, Marcuce Antônio e do secretário adjunto, Marcus Vinícius de Oliveira.
O fortalecimento da atenção básica como estratégia prioritária da gestão municipal, a reestruturação e integração da rede de atenção à saúde, o fortalecimento das ações e serviços de assistência farmacêutica, a redução dos riscos e agravos à saúde e o fortalecimento da gestão e controle social, foram as cinco diretrizes apresentadas ao Conselho Municipal de Saúde.
Entre os objetivos de qualificar a atenção básica as condições agudas de saúde pode-se destacar a meta a ser alcançada de diminuir de 75% para 40% o número de pacientes classificados como pouco urgente e não urgente nos serviços de pronto atendimento.
Amanda Diniz, assessora técnica da Semusa, destacou também a implantação de vinte pontos de telessaúde nas UBS. “Esse serviço vai dar apoio as equipes. Por telefone o profissional pode fazer uma teleconsultoria com uma rede de outros profissionais e assim tirar dúvida em diagnósticos e fazer encaminhamentos. Isso já acontece em outros estados e já mostrou que funciona melhorando a qualidade do atendimento na atenção básica, temos que usar essas ferramentas tecnológicas a serviço do usuário do SUS”.
O planos está para apreciação do Conselho Municipal de Saúde e uma nova reunião está agendada para o início do próximo ano.
Fonte: Semusa
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)