Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Seminário debate acompanhamento de grávidas


Com objetivo de aprimorar a atenção e o tratamento prestado as mulheres grávidas durante o pré-natal e o parto, teve início na tarde de ontem (27), na Maternidade Municipal “Mãe Esperança”, o I Seminário de Humanização do Ciclo Grávido-Puerperal.  O evento terá duração de três dias, e consta de palestras e  painéis temáticos relacionados à gravidez. Participam do curso profissionais da área obstétrica, enfermeiros e residentes. Além de profissionais da capital, as palestras serão ministradas também por especialistas vindos de Brasília e Manaus.
O modelo assistencial do Japão para conhecimento, reflexão da realidade versus a aplicabilidade nos serviços de saúde de Porto Velho, foi o tema de abertura do seminário, que contou com a presença do diretor geral do Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masahiro Kobayashi. A Jica é parceira do Brasil, no que se refere à cooperação técnica, através de projetos que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados, seja na área de saúde, meio ambiente, educação, entre outros.

A importância do parto natural, eliminando os procedimentos cirúrgicos com a realização de cesarianas, foi um dos assuntos destacados pelo secretário municipal de Saúde (Semusa), Sid Orleans, que ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela médica Ida Perea, diretora da Maternidade Municipal, e sua equipe de profissionais, onde mais de 70% dos 4 mil partos realizados desde a criação da unidade, foram naturais.

“Quando assumimos a administração do município de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho, determinou prioridade nas ações voltadas a criação e bom funcionamento desta maternidade, como também propôs mudanças na política pública de saúde, através de um tratamento humanizado para população. Hoje a realidade da saúde prestada pelo município obteve muitos avanços, tanto na questão de equipamentos e estruturas das unidades, quanto na qualidade do serviço prestado nas 56 unidades de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)