Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semana nacional de incentivo a doação de medula óssea


Até o dia 21 de dezembro acontece em todo o país a “Semana de Incentivo a Doação de Medula Óssea,” criada com a finalidade de incentivar a população a se cadastrar no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Em Rondônia, a ONG Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO) é a responsável por abordar e fazer campanhas de conscientização em Porto Velho.

O trabalho de sensibilização da ATMO envolve palestras de conscientização sobre a doação de medula e coleta de sangue para cadastro tudo com o objetivo de estimular a doação consciente. “Aqueles voluntário devem ter em mente que a qualquer tempo podem ser chamados para salvar uma vida. O nosso objetivo é fazê-los entender essa responsabilidade quando fazem o cadastro e doam a amostra de sangue”, explica Lindberg Oliveira, coordenador do núcleo da ATMO em Porto Velho. Desde agosto deste ano, a ATMO realiza várias palestras e acompanha o trabalho de coletas, tanto na Fundação Hemeron como nos mais diversos órgãos públicos, autarquias, igrejas, faculdades, entre outros.

“A maior dificuldade para quem está na fila de espera pela medula óssea é achar um doador que tenha as células compatíveis com as suas. A primeira busca que se faz é entre os familiares, quando não existe compatibilidade entre estes a busca é feita no REDOME e a chance de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil”, complementa o coordenador.

A campanha, que acontece anualmente, se deu a partir da “Lei Pietro”, projeto instaurado pelo deputado federal Beto Albuquerque, em homenagem ao filho, que faleceu devido a uma leucemia. A lei é a esperança de milhares de pessoas que procuram doadores de medula, já que a busca por doador compatível é difícil e o transplante é a única chance de cura para a leucemia.

Para doar é preciso ter entre 18 e 54 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. O cadastramento e a doação, quando existe a compatibilidade, independem do peso ou do tipo sanguíneo. Diabéticos, pessoas com tatuagem, quem já teve hepatite, mulheres grávidas e hipertensos podem se cadastrar. Nada impede a doação quando existe a compatibilidade. As pessoas que quiserem se cadastrar para doar, podem se dirigir ao Fhemeron de Porto Velho e nas demais unidades do interior.

O cadastro é feito com uma pequena retirada de sangue (5ml) por sua veia e ao preencher uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone).

Fonte: Eficaz
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)