Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Segurança alimentar é foco de curso oferecido às merendeiras pela Emater e o Sebrae-RO



Além de adquirir conhecimentos para sua formação, os alunos da rede estadual de ensino do município de Colorado do Oeste terão agora mais um motivo para frequentarem a escola: uma alimentação saudável e de qualidade. Por meio de uma parceria firmada entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), agricultores familiares e merendeiras da região Sul do estado foram capacitados à manipulação de alimentos.

Gente de Opinião

Curso mostrou pequenas mudanças de hábitos no dia a dia

Os 30 participantes aprenderam receitas nutritivas e receberam orientações sobre como higienizar, conservar, preparar e distribuir os alimentos. O interessante é que os produtos utilizados foram os produtos adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde o governo estadual, em parceria com o governo federal, compra a produção diretamente do agricultor e a distribui entre as instituições que atuam com famílias em situações de vulnerabilidade.

Segundo a extensionista da Emater-RO, Ana Paula Salviana de Lázari, a necessidade de oferecer uma capacitação às merendeiras surgiu com as visitas realizadas pelos extensionistas nas escolas beneficiadas com o PAA. Em conversa com os diretores, eles ouviram que muitos dos produtos recebidos não estavam sendo aproveitados em sua totalidade. “Havia um grande desperdício dos alimentos exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado, que é na cozinha”, disse

Enoelma Nunes, do Escritório Regional da Emater de Colorado do Oeste, explicou que o descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como se joga na lixeira o que deveria estar no prato. “A alimentação sustentável é capaz de combater este processo com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia: aproveitamento integral, conservação e correta manipulação dos produtos”.

O curso foi ministrado pela médica veterinária Marili Gramolim Garcia Winckler, de Cuiabá-MT. Para ela, é preciso capacitar as merendeiras no preparo de alimentos diferenciados e nutritivos, que agradem ao paladar das crianças. Além disso, é muito importante ensinar as práticas corretas de higiene e manipulação, para evitar intoxicações. “O foco é a segurança alimentar”, explicou.


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Neste sábado (28), o prefeito Léo Moraes dá início a mais uma ação voltada à saúde da mulher em Porto Velho, o mutirão do implanon. A iniciativa vai

Equipamentos com tecnologia de IA agilizam exames no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho

Equipamentos com tecnologia de IA agilizam exames no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho

Com o objetivo de garantir atendimento eficaz e assistência imediata aos pacientes, o governo de Rondônia passou a utilizar, no Pronto-Socorro João

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Após seis meses de acompanhamento pós-cirúrgico, o governo de Rondônia, anuncia o sucesso do primeiro procedimento de alongamento ósseo para tratame

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)