Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde: Sindicato Médico de RO apresenta sugestões


Como contribuição para melhoria do quadro do setor de saúde no estado, a diretoria do Sindicato Médico de Rondônia (Simero) está apresentando ao Governo documento com propostas para atingir uma gestão eficiente, capaz de proporcionar aos cidadãos atendimento digno e justo. O vice-presidente do Simero, médico Willian Paschoalim, acrescenta que, na verdade, Saúde: Sindicato Médico de RO apresenta sugestões  - Gente de Opiniãoo Simero já encaminhou ao Governo há algum tempo uma proposta de Plano de Cargos Carreira e Remuneração para o setor de Saúde e que, uma vez implementado, já seria um bom início para a resolução do problema.

Com base na experiência de quem vive o dia-a-dia dos serviços de saúde, o Sindicato Médico de Rondônia está propondo a criação de um comitê gestor para a atual crise, composto de pessoas de conduta ilibada e de reputação técnica, ética e de notório saber na área de saúde pública. Este comitê, segundo a concepção da direção do Simero, deve ser composto pela Sesau, Conselho Estadual de Saúde, entidades médicas (Sindicato Médico de Rondônia, Conselho Regional de Medicina e Associação Médica de Rondônia), outras entidades sindicais de classe e conselhos reguladores das profissões ligadas à saúde.

O Comitê pode ser presidido pelo secretário de estado da Saúde, ressalvado a partilha das decisões com todos os integrantes ou sua maioria qualificada.

Para dar credibilidade ao Comitê, o Simero propõe o imediato afastamento de alguns membros da chefia da Secretaria Estadual de Saúde, assim como de todo o pessoal sem a devida qualificação, botando fim ao loteamento político na saúde. Sugere ainda o Sindicato Médico transparência e discussão aberta com todos os segmentos da sociedade civil rondoniense, incluindo os municípios, a Assembleia Legislativa, o Judiciário e o Ministério Público, como fiadores da nova proposta a ser implantada.

De acordo com o constante na proposta do PCCR, a entidade representativa dos médicos rondonienses volta a propor a valorização do funcionário público com o estímulo para a qualificação e o aprimoramento, com a implantação imediata do plano de cargos e salários já desenvolvido com o próprio governo estadual e melhoria das condições de trabalho.

Para o presidente do Simero, médico Rodrigo Almeida, o Governo pode optar pela contratação temporária de serviços de saúde preferencialmente locais e em caráter emergencial, mas com contratos honestos, transparentes e com preços razoáveis, a fim de prover a demanda excedente que o poder público estadual não pode suprir no momento, exatamente como preceitua a Constituição Brasileira. Rodrigo aponta também a necessidade de fazer planejamento com cronograma para expandir as condições de atendimento da população à médio e longo prazo, com a melhoria da estrutura física, dos equipamentos e insumos.

Outra sugestão é a realização de concursos públicos com salários atraentes e que estimulem a vinda de pessoal especializado e comprometido para atuar na saúde do estado.

O Sindicato Médico de Rondônia finaliza suas propostas para melhorar o setor de saúde com uma mensagem ao governador Confúcio Moura: “senhor governador do Estado de Rondônia, doutor Confúcio Moura, o Sindicato Médico de Rondônia, assim como todas as entidades de bem e formadas por cidadãos verdadeiramente rondonienses de nascimento ou de opção, que amam este estado e lutam pelo bem estar de seu povo, sempre lhe estenderam a mão e esperamos que o senhor em toda a sua conhecida sabedoria tenha a sensibilidade de fazer, daqui para frente, o mesmo. Só com a união de todos estes segmentos o êxito será alcançado”.

Fonte:
 Simero


 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)