Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde: Sindicato Médico de RO apresenta sugestões


Como contribuição para melhoria do quadro do setor de saúde no estado, a diretoria do Sindicato Médico de Rondônia (Simero) está apresentando ao Governo documento com propostas para atingir uma gestão eficiente, capaz de proporcionar aos cidadãos atendimento digno e justo. O vice-presidente do Simero, médico Willian Paschoalim, acrescenta que, na verdade, Saúde: Sindicato Médico de RO apresenta sugestões  - Gente de Opiniãoo Simero já encaminhou ao Governo há algum tempo uma proposta de Plano de Cargos Carreira e Remuneração para o setor de Saúde e que, uma vez implementado, já seria um bom início para a resolução do problema.

Com base na experiência de quem vive o dia-a-dia dos serviços de saúde, o Sindicato Médico de Rondônia está propondo a criação de um comitê gestor para a atual crise, composto de pessoas de conduta ilibada e de reputação técnica, ética e de notório saber na área de saúde pública. Este comitê, segundo a concepção da direção do Simero, deve ser composto pela Sesau, Conselho Estadual de Saúde, entidades médicas (Sindicato Médico de Rondônia, Conselho Regional de Medicina e Associação Médica de Rondônia), outras entidades sindicais de classe e conselhos reguladores das profissões ligadas à saúde.

O Comitê pode ser presidido pelo secretário de estado da Saúde, ressalvado a partilha das decisões com todos os integrantes ou sua maioria qualificada.

Para dar credibilidade ao Comitê, o Simero propõe o imediato afastamento de alguns membros da chefia da Secretaria Estadual de Saúde, assim como de todo o pessoal sem a devida qualificação, botando fim ao loteamento político na saúde. Sugere ainda o Sindicato Médico transparência e discussão aberta com todos os segmentos da sociedade civil rondoniense, incluindo os municípios, a Assembleia Legislativa, o Judiciário e o Ministério Público, como fiadores da nova proposta a ser implantada.

De acordo com o constante na proposta do PCCR, a entidade representativa dos médicos rondonienses volta a propor a valorização do funcionário público com o estímulo para a qualificação e o aprimoramento, com a implantação imediata do plano de cargos e salários já desenvolvido com o próprio governo estadual e melhoria das condições de trabalho.

Para o presidente do Simero, médico Rodrigo Almeida, o Governo pode optar pela contratação temporária de serviços de saúde preferencialmente locais e em caráter emergencial, mas com contratos honestos, transparentes e com preços razoáveis, a fim de prover a demanda excedente que o poder público estadual não pode suprir no momento, exatamente como preceitua a Constituição Brasileira. Rodrigo aponta também a necessidade de fazer planejamento com cronograma para expandir as condições de atendimento da população à médio e longo prazo, com a melhoria da estrutura física, dos equipamentos e insumos.

Outra sugestão é a realização de concursos públicos com salários atraentes e que estimulem a vinda de pessoal especializado e comprometido para atuar na saúde do estado.

O Sindicato Médico de Rondônia finaliza suas propostas para melhorar o setor de saúde com uma mensagem ao governador Confúcio Moura: “senhor governador do Estado de Rondônia, doutor Confúcio Moura, o Sindicato Médico de Rondônia, assim como todas as entidades de bem e formadas por cidadãos verdadeiramente rondonienses de nascimento ou de opção, que amam este estado e lutam pelo bem estar de seu povo, sempre lhe estenderam a mão e esperamos que o senhor em toda a sua conhecida sabedoria tenha a sensibilidade de fazer, daqui para frente, o mesmo. Só com a união de todos estes segmentos o êxito será alcançado”.

Fonte:
 Simero


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)