Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

'Saúde da Servidora Municipal' reuniu 400 mulheres no Sest/Senat


O projeto "Saúde da Servidora Municipal", idealizado pela primeira-dama do município, Lena Peixoto, e inserido na programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, desenvolveu mais uma etapa nesta quarta-feira (5) com um dia inteiro dedicado à saúde das servidoras.

Pela manhã, foram ministradas palestras sobre câncer de mama e de útero (dra. Ida Perea) e imunização (enfermeira Givanilde Nogueira). Após as palestras, as servidoras foram conduzidas à realização do auto-exame de mamas, coleta do preventivo (papa-Nicolau) e aplicação das vacinas contra a febre amarela, tríplice viral, hepatite B, gripe e anti-tetânica. Os resultados serão entregues nas secretarias de cada servidora.

A chefe de gabinete Miriam Saldaña, representando o prefeito Roberto Sobrinho, destacou o espaço e o poder que as mulheres ganharam na atual administração. "Lembro aos presentes que as pastas da Educação (Epifânia Barbosa), Assistência Social (Benedita do Nascimento), Regularização Fundiária (Fernanda Kopanakis), Agricultura (Josélia Saraiva) e a própria chefia de Gabinete do prefeito são ocupadas por mulheres, transformando o discurso em prática", ressaltou Mirian, acrescentando que "a Prefeitura foi além, ao implantar o Centro de Referência para a Saúde da Mulher e ao inaugurar a Maternidade Municipal que já fez mais de cinco mil partos humanizados".

Ela lembrou ainda que a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres vem realizando trabalho de conscientização com a divulgação de programas e campanhas, como a dos Dezesseis Dias de Ativismo contra a violência, ainda em andamento. Outras iniciativas importantes são o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a criação da Lei 281, de autoria do vereador José Wildes, que ampliou a licença de quatro para seis meses para as servidoras municipais que amamentam, e a Lei 1629, do vereador Ted Wilson, que estabelece a notificação obrigatória da violência contra a mulher, adolescente e criança atendidas em unidades de saúde do município.
 O evento foi realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e foi prestigiado por mais de 400 servidoras do município.    

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)