Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

'Saúde da Servidora Municipal' reuniu 400 mulheres no Sest/Senat


O projeto "Saúde da Servidora Municipal", idealizado pela primeira-dama do município, Lena Peixoto, e inserido na programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, desenvolveu mais uma etapa nesta quarta-feira (5) com um dia inteiro dedicado à saúde das servidoras.

Pela manhã, foram ministradas palestras sobre câncer de mama e de útero (dra. Ida Perea) e imunização (enfermeira Givanilde Nogueira). Após as palestras, as servidoras foram conduzidas à realização do auto-exame de mamas, coleta do preventivo (papa-Nicolau) e aplicação das vacinas contra a febre amarela, tríplice viral, hepatite B, gripe e anti-tetânica. Os resultados serão entregues nas secretarias de cada servidora.

A chefe de gabinete Miriam Saldaña, representando o prefeito Roberto Sobrinho, destacou o espaço e o poder que as mulheres ganharam na atual administração. "Lembro aos presentes que as pastas da Educação (Epifânia Barbosa), Assistência Social (Benedita do Nascimento), Regularização Fundiária (Fernanda Kopanakis), Agricultura (Josélia Saraiva) e a própria chefia de Gabinete do prefeito são ocupadas por mulheres, transformando o discurso em prática", ressaltou Mirian, acrescentando que "a Prefeitura foi além, ao implantar o Centro de Referência para a Saúde da Mulher e ao inaugurar a Maternidade Municipal que já fez mais de cinco mil partos humanizados".

Ela lembrou ainda que a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres vem realizando trabalho de conscientização com a divulgação de programas e campanhas, como a dos Dezesseis Dias de Ativismo contra a violência, ainda em andamento. Outras iniciativas importantes são o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a criação da Lei 281, de autoria do vereador José Wildes, que ampliou a licença de quatro para seis meses para as servidoras municipais que amamentam, e a Lei 1629, do vereador Ted Wilson, que estabelece a notificação obrigatória da violência contra a mulher, adolescente e criança atendidas em unidades de saúde do município.
 O evento foi realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e foi prestigiado por mais de 400 servidoras do município.    

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)