Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

'Saúde da Servidora Municipal' reuniu 400 mulheres no Sest/Senat


O projeto "Saúde da Servidora Municipal", idealizado pela primeira-dama do município, Lena Peixoto, e inserido na programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, desenvolveu mais uma etapa nesta quarta-feira (5) com um dia inteiro dedicado à saúde das servidoras.

Pela manhã, foram ministradas palestras sobre câncer de mama e de útero (dra. Ida Perea) e imunização (enfermeira Givanilde Nogueira). Após as palestras, as servidoras foram conduzidas à realização do auto-exame de mamas, coleta do preventivo (papa-Nicolau) e aplicação das vacinas contra a febre amarela, tríplice viral, hepatite B, gripe e anti-tetânica. Os resultados serão entregues nas secretarias de cada servidora.

A chefe de gabinete Miriam Saldaña, representando o prefeito Roberto Sobrinho, destacou o espaço e o poder que as mulheres ganharam na atual administração. "Lembro aos presentes que as pastas da Educação (Epifânia Barbosa), Assistência Social (Benedita do Nascimento), Regularização Fundiária (Fernanda Kopanakis), Agricultura (Josélia Saraiva) e a própria chefia de Gabinete do prefeito são ocupadas por mulheres, transformando o discurso em prática", ressaltou Mirian, acrescentando que "a Prefeitura foi além, ao implantar o Centro de Referência para a Saúde da Mulher e ao inaugurar a Maternidade Municipal que já fez mais de cinco mil partos humanizados".

Ela lembrou ainda que a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres vem realizando trabalho de conscientização com a divulgação de programas e campanhas, como a dos Dezesseis Dias de Ativismo contra a violência, ainda em andamento. Outras iniciativas importantes são o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a criação da Lei 281, de autoria do vereador José Wildes, que ampliou a licença de quatro para seis meses para as servidoras municipais que amamentam, e a Lei 1629, do vereador Ted Wilson, que estabelece a notificação obrigatória da violência contra a mulher, adolescente e criança atendidas em unidades de saúde do município.
 O evento foi realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e foi prestigiado por mais de 400 servidoras do município.    

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr