Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde Animal

Pesquisa da Cleanipedia alerta: 75% dos tutores de cães e gatos usam produtos de limpeza prejudiciais aos pets


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

A escolha do produto de limpeza ideal é uma tarefa e tanto para os pais de pet, não é mesmo? E segundo uma recente pesquisa feita pelo Portal Cleanipedia, especialista em conteúdos e dicas sobre os cuidados com o lar, apenas 1 em cada 4 brasileiros limpam a casa com produtos seguros para pets.

Mas a boa notícia é que os especialistas do portal separaram dicas para te ajudar a escolher os melhores produtos de limpeza para pets.

Nem sempre é fácil ficar de olho no que o seu pet está aprontando enquanto você limpa a casa. Por isso, é sempre bom tomar cuidado com o tipo de produto que você usa. Cloro, creolina e água sanitária são componentes que podem prejudicar cachorros e gatos, assim como amônia e ácidos. Sempre preste atenção aos rótulos antes de escolher seus produtos e evite os que mencionarem ácido clorídrico, sulfúrico ou fosfórico.

Ou, para facilitar, você pode investir em linhas especiais de produtos de limpeza para pets, como a Cafuné. Assim, você pode escolher desinfetantes e limpadores sem receio.

Pesquisa da Cleanipedia alerta: 75% dos tutores de cães e gatos usam produtos de limpeza prejudiciais aos pets - Gente de Opinião

E para tirar cheiro de cachorro?

Saber quais produtos usar é essencial para quem quer se livrar do cheiro de cachorro dentro de casa. Além de manter os brinquedos do seu pet limpos – usando sempre produtos de limpeza pet friendly –, é importante conhecer dicas para quando os cachorros fizerem xixi fora do lugar.

Sabemos o quanto resíduos de urina podem cheirar mal, então o primeiro passo é tirar todo o excesso com um papel toalha – misturar o produto de limpeza com o xixi pode deixar o cheiro ainda pior. Depois de seco, passe um desinfetante para o piso. Além disso, também vale treinar seu pet a urinar no lugar certo dando petiscos para recompensar quando ele fizer no lugar certo!

 

Soluções caseiras

No improviso, é sempre bom conhecer uma misturinha para limpeza com coisas que você já tem em casa. A mistura de vinagre com água, por exemplo, é ótima para higienizar brinquedos e estofados. O bicarbonato de sódio é uma alternativa para neutralizar o cheiro de urina de pisos, mas é preciso tomar cuidado: se o cachorro entrar em contato com o bicarbonato, ele pode ter alergias. 

Pesquisa da Cleanipedia alerta: 75% dos tutores de cães e gatos usam produtos de limpeza prejudiciais aos pets - Gente de Opinião

Caso seu animal de estimação ingira algum produto ou substância tóxica, lave a boca com água corrente e não dê mais nada para ele comer. Leve-o imediatamente ao veterinário.

 

Casa limpa, pet limpo

 

Manter o chão limpo de maneira segura também é um ótimo jeito de manter a higiene do seu pet, já que é a superfície com que ele mais tem contato.

 

Afinal, quem não ama o cheirinho do pet ao buscá-lo do banho e tosa? Dar banhos regulares e manter o pelo do animal escovado são práticas de higiene que ajudam a mantê-lo cheiroso e bem-cuidado. A escovação, inclusive, evita a queda excessiva de pelos.

 

Se você optar por fazer tudo isso em casa, há alguns cuidados que precisam ser tomados. Procure escovar os pelos com delicadeza para evitar machucar. Além disso, é essencial evitar umidade nos pelos do seu pet. Quem tem cachorro bagunceiro sabe o quanto eles adoram brincar com água – seja no banho, na chuva ou na pia da cozinha! Para secá-los, os secadores de cabelo podem ser mais práticos que toalhas, mas cuidado para não usar temperaturas muito altas.

 

Atente-se, também, para a escovação dos dentes, o tamanho das unhas e manter a limpeza das orelhas e das patinhas em dia. Tudo isso contribui para a higiene do animal. Mas, claro, faça tudo seguindo as recomendações do seu veterinário de confiança.




Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Com o intuito de evitar que as pessoas pratiquem maus-tratos contra os animais de estimação, especialmente neste período do ano, quando muitos costuma

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), oferece a castração de animais dom

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Há 90 anos, a Vetoquinol atua em prol da saúde dos animais em todo o mundo. A empresa, que nasceu na França, é uma das 10 maiores indústrias veterin

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Depa

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)