Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde Animal

Ji-Paraná ganha secretaria para zelar do bem-estar de animais

Pasta ficará responsável por ações educativas e adoção de pets


Ji-Paraná ganha secretaria para zelar do bem-estar de animais - Gente de Opinião

Foi instituída, na semana passada, a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), que ficará responsável por ações educativas, criar e gerenciar políticas públicas voltadas aos pets, e promover o bem-estar dos animais. A Prefeitura de Ji-Paraná nomeou Vanda Aparecida Basso para chefiar a pasta.

A nova secretaria terá a responsabilidade de assegurar e proteger a vida de animais, com ações que conscientizem a população. A pasta também ficará a cargo da adoção de cães e gatos e pelo projeto de castração gratuita de pets, que realiza até 300 procedimentos mensais, com apoio de clínicas conveniadas parceiras.

“A Sempba também irá combater os maus-tratos e toda e qualquer forma de violência, crueldade ou negligência contra os animais. Com a secretaria, vamos conseguir ampliar as ações educativas, mostrando a importância dos cuidados e da valorização da vida dos animais”, explicou a secretária Vanda Basso.

Por se tratar do controle de doenças que possam contagiar humanos, a vacinação contra a raiva, assim como outras ações voltadas ao controle de infecções transmitidas entre animais e pessoas, seguirá sob responsabilidade da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Com a novidade, Ji-Paraná passa a ser o primeiro município de Rondônia, e também na região Norte do Brasil, a contar com uma secretaria voltada, exclusivamente, aos cuidados com a causa animal. A ideia, conforme explicou Vanda Basso, é incentivar também outras cidades do estado.

“Queremos nos tornar referência no zelo à vida e ao bem-estar animal e, por que não, incentivar outros municípios a também adotarem secretarias específicas para a promoção de políticas públicas voltadas aos pets”, declarou a nova secretária.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Com o intuito de evitar que as pessoas pratiquem maus-tratos contra os animais de estimação, especialmente neste período do ano, quando muitos costuma

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), oferece a castração de animais dom

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Há 90 anos, a Vetoquinol atua em prol da saúde dos animais em todo o mundo. A empresa, que nasceu na França, é uma das 10 maiores indústrias veterin

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Depa

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)