Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

SAÚDE: Abuso de álcool é cada vez mais precoce


O programa "Pinga Fogo", da Rádio Câmara, discutiu ontem o alcoolismo - medidas de prevenção, legislação e tratamento ao dependente. Cerca de 15 milhões de brasileiros são alcoólatras. O consumo exagerado de álcool traz problemas para a vida pessoal, familiar e profissional, além de doenças psicológicas e fisiológicas, que aumentam os gastos públicos com saúde.

O coordenador da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, que participou do debate, alertou para o fato de o abuso do consumo de álcool ser cada vez mais precoce.

Também participaram do programa o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que é médico, e o deputado Enio Bacci (PDT-RS), autor do Projeto de Lei 4506/01, que obriga as indústrias de bebidas alcoólicas a custear as despesas de recuperação dos dependentes de álcool. "Nós queremos que a indústria de bebida alcoólica, que ganha tanto dinheiro, destine [às clínicas de recuperação] 1%, 0,5% ou 0,1%", disse Bacci. Segundo ele, o mais importante é a definição, em lei, do percentual que deverá ser destinado a esse tipo de tratamento.

Nazareno Fonteles disse ainda que é importante combater a propaganda de bebidas alcoólicas, como já fazem outros países, como Suíça e Suécia.

Fonte: Agência Câmara

Mais Sobre Saúde