Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

SANGUE: Acordo Fhemeron/Clínicas sobre pagamento de bolsas


“Mais vale um acordo ruim que uma boa briga”. A máxima popular parece ter sido o mote da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, para que finalmente se encontrasse o caminho para dar fim à disputa gerada entre a Fhemeron, que queria receber o que a lei determina com relação ao fornecimento de bolsas de sangue.

O problema é que as clínicas de saúde do estado começaram a se negar em ressarcir (o que é previsto na Lei Federal 10.205/2001) a Fhemeron pela cessão de bolsas do material que é  utilizado em cirurgias, mas, conforme se informou àquela altura, essas empresas cobravam aos pacientes pelo produto.

Em 2015 a não aceitação, pelas clínicas particulares, em ressarcir a Fhemeron gerou até uma discussão pública, entre dirigentes de hospitais e o órgão fornecedor, o que incluiu uma audiência pública, dia 30 de junho, na Assembleia Legislativa, sem que os deputados considerassem que, em se tratando de Lei Federal, eles não poderiam opinar.

Anteontem, terça-feira a 1ª Vara da Fazenda Pública do TJ rondoniense conseguiu o acordo, pelo qual as clínicas vão recolher valores correspondentes ao custo das bolsas – o que inclui diversos procedimentos e exige um investimento financeiro alto, entre a captação e o produto final. Esse custo não cobre, efetivamente, o valor de toda a linha de produção, mas, pelo menos.

As bolsas são coletadas pelos hemocentros da Fhemeron em sete  centros no estado (Porto Velho, Guajará, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e Rolim) e depois de feitos todos procedimentos exigidos pela legislação, o que inclui dois rigorosos exames do material, um em Porto Velho e outro em Manaus, são disponibilizados para uso pelos hospitais, em média de 300 a 400 por mês.

A lei é clara

A lei que trata da questão de coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componetnes e derivados, é a 10.205/2001, assinada pelo presidente fernando Henrique Cardoso.

A legislação, em seu parágrafo único do Artigo 2º estabelece é bem clara quanto à cobrança, mas não entende que esteja havendo “comercialização”, mas, sim, o ressarcimento pelo custo de todo o processo, e que não é barato.

Diz o Parágrafo único: “Não se considera como comercialização a cobrança de valores referentes a insumos, materiais, exames sorológicos, imunoematológicos e demais exames laboratoriais definidos pela legislação competente, realizados para a seleção do sangue, componentes ou derivados, bem como honorários por serviços médicos prestados na assistência aos pacientes e aos doadores”.

Fonte: Lùcico Albuquerque com informações da  Fhemeron

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)