Sexta-feira, 24 de junho de 2011 - 11h02
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está lançando uma idéia em todo o Brasil que pode se tornar essencial no salvamento de vidas em caso de acidentes. A intenção é que todas as pessoas registrem nos seus celulares o telefone do parente mais próximo, gravado com o nome “AA Emergência”, para que apareça sempre no começo da lista de contatos do aparelho. Com isso, os atendentes do Samu poderão encontrar mais facilmente a quem avisar em caso de acidente.
Segundo um levantamento feito pelos Samu espalhados pelo País, as ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes durante o atendimento a acidentes os feridos geralmente têm um celular consigo. No entanto, é difícil localizar na lista de contatos a pessoa mais adequada a ser avisada.
Dessa forma, o AA Emergência poderá constar o nome do marido, esposo, pai, mãe ou ainda outro familiar que deva ser avisado no caso de algum imprevisto.
Acidentes
Desde 2009, o número de acidentes de trânsito cresceu 35% em Porto Velho. Segundo o diretor do Samu na Capital, Paulo Levi, a cidade já é a mais violenta do Brasil em acidentes com óbitos, em termos percentuais.
O Samu de Porto Velho atende uma média de 65 ocorrências por dia. Em maio, foram 2.626 atendimentos, sendo que destes, apenas em 15% o auxílio foi prestado por telefone, sem a necessidade de saída com as ambulâncias. “Muitas vezes resolvermos o problema dando orientações por telefone mesmo”, explicou Levi.
Para funcionar nas 24 horas do dia, sete dias por semana, o Samu conta com uma equipe de 182 técnicos auxiliares de registros médicos (Tarm), profissão que se equivale aos atendentes conhecidos como pára-médicos. Quatro técnicos trabalham em cada plantão, junto com dois médicos.
No prédio central do Samu, em Porto Velho, ficam quatro unidades básicas (ambulâncias) e uma UTI móvel. Além disso, outras sete viaturas são mantidas espalhadas pelos distritos. Toda essa estrutura é garantida pela Secretaria Municipal de Saúde, que nos últimos anos procurou equipar o setor para melhorar o atendimento. Segundo a chefe de gerência geral do Samu de Porto Velho, Eweline Gomes, dos 65 atendimentos feitos todos os dias, 20 são acidentes envolvendo motocicletas.
fonte: Róbinson Gambôa
Fotos Frank Néry
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)