Terça-feira, 12 de março de 2013 - 15h23
Para aumentar a capacitação profissional nos atendimentos, divulgar a relevância do serviço junto à população e interagir com as instituições de ensino da rede pública e privada, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Velho, criou o Núcleo de Educação Permanente (NEP). A reunião com os componentes aconteceu nesta segunda-feira (11), na sede do Samu. A princípio 18 profissionais integram a equipe do NEP, compreendendo: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, condutor, técnico atendente de regulação médica e operador de frota.
Conforme a enfermeira Luciene Piedade, idealizadora da implantação do projeto, o NEP já é realidade em várias capitais no Brasil. No Samu de Porto Velho será o setor responsável pela educação continuada, salientando que dentro do ambiente de trabalho esse fator se mostra eficaz nas resoluções de problemas conceituais e técnicos.
Além de educar e capacitar os profissionais do quadro de prestação de serviços da saúde, o NEP também atenderá diversos setores da sociedade, com campanhas educativas em escolas, pits stop, simpósios e outros eventos. Como parceiros na execução dos projetos o NEP buscará apoio da Semusa/Demac, Secretária de Educação do Município e Estado, Corpo de Bombeiros, Faculdades, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Detran e Semtram.
Carlos Jarlei, coordenador do SAMU/Porto Velho, disse que a implantação do NEP vem para contribuir no desenvolver das tarefas junto aos profissionais e população. “ Com campanhas educativas nas escolas poderemos diminuir os trotes e os pit stops poderão esclarecer aos motoristas a necessidade de liberar o trânsito quando o Samu ou o corpo de bombeiro precisa agir rápido”, disse o diretor.
Jarlei disse ainda que o secretário municipal de saúde Dr. Macário Barros e o prefeito Dr. Mauro Nazif apoiam e entendem que o NEP se faz necessário e que o resultado é mais benefício para a população e Porto Velho.
Fonte: Samu
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)