Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 - 14h36
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, falou sobre a atuação das Forças Armadas
no combate ao mosquito Aedes aegypti
O estado do Rio terá o maior número de militares no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
Segundo o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, o Rio de Janeiro dispõe do maior efetivo das Forças Armadas. “A mobilização será proporcional ao efetivo de cada estado [e não ao número de registros de casos de doenças] porque nossa ação é preventiva, não é uma ação de erradicação, como a que o Ministério da Saúde pode promover”, disse.
Rebelo explicou que existem unidades militares em 300 municípios e que a ação será promovida em 356. “Todos os municípios com maior incidência serão cobertos pelas Forças Armadas. [Para os que não têm unidades instaladas] vamos fazer o deslocamento de efetivo”, disse.
No dia 13 de fevereiro, 220 mil militares estarão mobilizados na distribuição de material impresso com orientações para que a população se informe e se engaje no combate ao vetor. O contingente atuará em 356 municípios, incluindo todas as capitais e as 115 cidades consideradas endêmicas pelo Ministério da Saúde. A meta é visitar cerca de 3 milhões de residências.
No total, o Sudeste contará com 104,4 mil militares, o Centro-Oeste com 35 mil, o Nordeste com 28,6 mil, o Norte com 28,3 mil e o Sul com 23,7 mil. Na página do Ministério da Defesa na internet está a lista dos municípios que serão visitados.
Esta será a segunda etapa da atuação dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti. A primeira começou no dia 29 de janeiro e terminou hoje. Foi um mutirão de limpeza nas 1,2 mil instalações militares espalhadas por todo o Brasil.
Na terceira etapa, entre 15 e 18 de fevereiro, 50 mil homens e mulheres das Forças Armadas farão visitas, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e autoridades locais, para inspecionar possíveis focos de proliferação nas casas e, se for o caso, aplicar larvicida. A última etapa será em parceria com o Ministério da Educação, com visitas às escolas e conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a multiplicação do mosquito transmissor.
O ministro Aldo Rebelo participou nesta quinta-feira (4) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)