Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

RJ terá o maior número de militares contra o Aedes aegypti



Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Gente de Opinião

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, falou sobre a atuação das Forças Armadas
no combate ao mosquito Aedes aegyptiAntônio Cruz/Agência Brasil

O estado do Rio terá o maior número de militares no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. 

Segundo o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, o Rio de Janeiro dispõe do maior efetivo das Forças Armadas. “A mobilização será proporcional ao efetivo de cada estado [e não ao número de registros de casos de doenças] porque nossa ação é preventiva, não é uma ação de erradicação, como a que o Ministério da Saúde pode promover”, disse.

Rebelo explicou que existem unidades militares em 300 municípios e que a ação será promovida em 356. “Todos os municípios com maior incidência serão cobertos pelas Forças Armadas. [Para os que não têm unidades instaladas] vamos fazer o deslocamento de efetivo”, disse.

No dia 13 de fevereiro, 220 mil militares estarão mobilizados na distribuição de material impresso com orientações para que a população se informe e se engaje no combate ao vetor. O contingente atuará em 356 municípios, incluindo todas as capitais e as 115 cidades consideradas endêmicas pelo Ministério da Saúde. A meta é visitar cerca de 3 milhões de residências.

No total, o Sudeste contará com 104,4 mil militares, o Centro-Oeste com 35 mil, o Nordeste com 28,6 mil, o Norte com 28,3 mil e o Sul com 23,7 mil. Na página do Ministério da Defesa na internet está a lista dos municípios que serão visitados. 

Esta será a segunda etapa da atuação dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti. A primeira começou no dia 29 de janeiro e terminou hoje. Foi um mutirão de limpeza nas 1,2 mil instalações militares espalhadas por todo o Brasil.

Na terceira etapa, entre 15 e 18 de fevereiro, 50 mil homens e mulheres das Forças Armadas farão visitas, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e autoridades locais, para inspecionar possíveis focos de proliferação nas casas e, se for o caso, aplicar larvicida. A última etapa será em parceria com o Ministério da Educação, com visitas às escolas e conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a multiplicação do mosquito transmissor.

O ministro Aldo Rebelo participou nesta quinta-feira (4) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)