Terça-feira, 11 de abril de 2023 - 14h50
O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF),
da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou uma série de ações para
atualizar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). O passo
inicial foi dado na primeira reunião do ano realizada pela Comissão Permanente
de Farmácia e Terapêutica (CPFT).
A padronização da Remume facilita no processo de
aquisição de medicamentos e respostas aos órgãos de controle sobre os
medicamentos disponíveis e de responsabilidade da prefeitura. É elaborada com base
na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), importante instrumento
orientador do uso de medicamentos e insumos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme legislação específica, a Remume precisa
ser atualizada a cada dois anos ou conforme a necessidade de incluir ou excluir
medicamentos da relação municipal. A seleção dos medicamentos é realizada pela
CPFT, composta por uma equipe de profissionais de saúde como médicos,
enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, entre outros.
Além dos integrantes da Comissão, o trabalho de
atualização conta também com os servidores de diferentes frentes de trabalho da
Semusa, desde o atendimento básico até especializado. A diretora do DAF,
farmacêutica Lígia Arruda, explica que esse alinhamento de vivência clínica
amplia e facilita as necessidades para discussão da padronização em diversos
serviços na rede de saúde.
“A comissão analisa a Remume e faz um levantamento
geral sobre os medicamentos em comparação a Rename. Traça o perfil
epidemiológico, mapeia a necessidade do medicamento, analisa os processos que
facilitam a aquisição, a utilização na rede municipal, o acesso da população e
também alternativas que possam substituir um medicamento, em caso de falta”,
explica a diretora.
Todo esse trabalho contou com a presença de 44
servidores durante quatro dias de reuniões na sede da Assistência Farmacêutica
(27 a 31 de março). E, conforme perfil de serviço, foram discutidos a
necessidade de inclusão/exclusão para posterior finalização da padronização de
medicamentos utilizados na rede de atenção básica, programas estratégicos,
atendimento especializado, saúde mental, urgência e emergência (UPAS, SAMU e
Pronto Atendimentos) e maternidade municipal.
Realizada a atualização, o próximo passo do
Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) será encaminhar a Remume para
publicação através de portaria no Diário Oficial e, posteriormente,
disponibilizar nos portais da Prefeitura de Porto Velho para acesso de toda a
população.
“A atualização da Remume é de suma importância para
que possamos rever a necessidade de aquisição de medicamentos condizente com o
perfil epidemiológico atual, qual a real necessidade dos pacientes, quais
medicamentos são necessários para o atendimento nas unidades e o que os médicos
estão prescrevendo. Além de subsidiar os órgãos de controle sobre as demandas
judiciais. A Remume por ser baseada na Rename, leva em consideração a
estruturação de Financiamento da Assistência Farmacêutica do Ministério da
Saúde direcionada a atenção básica. Nosso processo de aquisição municipal de
medicamentos é totalmente direcionado para a Remume”, finaliza a diretora do
DAF.
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