Domingo, 15 de agosto de 2010 - 21h04
Mais de dois terços (66,9%) dos moradores da Região Norte consideram o tempo de espera por atendimento de saúde elevado e quase metade (44,6%) acha que a linguagem dos profissionais da área é difícil de entender.
A constatação faz parte do Índice de Valores Humanos (IVH), indicador inédito no mundo, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD Brasil) e divulgados na última terça-feira (10). Ele retrata as vivências dos brasileiros nas áreas de saúde, educação e trabalho e faz parte da versão inicial do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 2009/2010.
“O novo índice busca dar materialidade à discussão sobre a importância dos valores para o desenvolvimento humano”, afirma o coordenador do RDH, Flávio Comim. “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) concentra-se nos resultados. O IVH desloca a atenção para os processos que levam a um pior ou melhor desenvolvimento humano. Os dois índices são complementares”, acrescenta, citando índice criado em 1990 e calculado em mais de 180 país que também leva em conta categorias como saúde, educação e trabalho.
Os dados foram coletados em pesquisa feita no início deste ano pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, com 2.002 entrevistados em 148 municípios de 24 unidades da Federação. Os valores abordados estão entre os destacados na pesquisa Perfil dos Valores dos Brasileiros, que fez parte do segundo caderno do relatório: respeito, liberdade, reciprocidade e convivência.
A elaboração do IVH partiu do conceito de que os valores são formados a partir das experiências das pessoas - por isso, o índice capta a percepção dos indivíduos sobre situações vivenciadas no dia a dia.
Fonte: A Tribuna do estado do Acre
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)