Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Realizada ontem a abertura do II Congresso Rondoniense de Clínica Médica


 
Contando com mais de 300 participantes, a abertura apresentou discursos inflamados exigindo uma melhoria nas condições de trabalho para os médicos que atuam no atendimento de urgência e emergência em nosso estado.

A cerimônia de abertura iniciou ontem (14/10), contou com a participação na mesa de abertura de representantes do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO), Dr. Rodrigo Almeida, Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran Gallo, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRURealizada ontem a abertura do II Congresso Rondoniense de Clínica Médica - Gente de OpiniãoZ), Prof. Dr. Rodrigo Stábeli, Universidade Federal de Rondônia, nas figuras do Reitor Prof. Dr. José Januário de Oliveira Amaral e da Diretora do Núcleo de Saúde (NUSAU), Profª. Drª. Ana Lúcia Escobar e representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), além do Presidente da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Rondônia (LACLIM), Wanderson Dias Lopes e do Presidente deste evento o Prof. Dr. Gustavo Herdoíza.

Os discursos das autoridades presentes eram uniformes quanto à precariedade do serviço púbico em nosso estado, principalmente no que tange os atendimentos de urgência e emergência, destacando a situação que muitos médicos enfrentam diariamente nos prontos socorros da capital.

Ainda se ressaltou a importância de eventos como este para possibilitar um aperfeiçoamento dos médicos e futuros médicos do nosso estado, bem como promover o desenvolvimento científico.

Após a solenidade da abertura deu-se início à programação científica do evento com o tema de Urgência e Emergências Hipertensivas, ministrado pelo Prof. PhD. Flavio Danni Fuchs, um dos principais nomes em pesquisa sobre hipertensão no mundo. Seguido de debate que foi conduzido pelo Dr. Gederson Rossato.

Ao final a acadêmica Larissa Guerzoni, organizadora do congresso, enfatizou que apesar de todas as dificuldades para organizar um evento deste porte, estava extremamente satisfeita pela boa aceitação da comunidade acadêmica e médicos do estado que prestigiaram o congresso em grande número.

Fonte: Luiz Henrique Gasparelo

Mais Sobre Saúde