Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 - 07h08
Contando com mais de 300 participantes, a abertura apresentou discursos inflamados exigindo uma melhoria nas condições de trabalho para os médicos que atuam no atendimento de urgência e emergência em nosso estado.
A cerimônia de abertura iniciou ontem (14/10), contou com a participação na mesa de abertura de representantes do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO), Dr. Rodrigo Almeida, Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran Gallo, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Prof. Dr. Rodrigo Stábeli, Universidade Federal de Rondônia, nas figuras do Reitor Prof. Dr. José Januário de Oliveira Amaral e da Diretora do Núcleo de Saúde (NUSAU), Profª. Drª. Ana Lúcia Escobar e representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), além do Presidente da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Rondônia (LACLIM), Wanderson Dias Lopes e do Presidente deste evento o Prof. Dr. Gustavo Herdoíza.
Os discursos das autoridades presentes eram uniformes quanto à precariedade do serviço púbico em nosso estado, principalmente no que tange os atendimentos de urgência e emergência, destacando a situação que muitos médicos enfrentam diariamente nos prontos socorros da capital.
Ainda se ressaltou a importância de eventos como este para possibilitar um aperfeiçoamento dos médicos e futuros médicos do nosso estado, bem como promover o desenvolvimento científico.
Após a solenidade da abertura deu-se início à programação científica do evento com o tema de Urgência e Emergências Hipertensivas, ministrado pelo Prof. PhD. Flavio Danni Fuchs, um dos principais nomes em pesquisa sobre hipertensão no mundo. Seguido de debate que foi conduzido pelo Dr. Gederson Rossato.
Ao final a acadêmica Larissa Guerzoni, organizadora do congresso, enfatizou que apesar de todas as dificuldades para organizar um evento deste porte, estava extremamente satisfeita pela boa aceitação da comunidade acadêmica e médicos do estado que prestigiaram o congresso em grande número.
Fonte: Luiz Henrique Gasparelo
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses
Entre janeiro e agosto deste ano, o Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, prestou assistência a 23.635 pacientes, reafir
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na noite desta sexta-feira (12/9), fiscalizações em unidades de saúde de Ariquemes e Ji-Paraná.
Como tratar dores no joelho em jovens?
Dores no joelho não são exclusividade de quem já coleciona aniversários — cada vez mais jovens estão sentindo aquele estalo incômodo ao subir escadas,
Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses
Entre agosto de 2024 e junho de 2025, a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou um grande avanço no setor da saúde de Rondônia. Fora