Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Reabertura da Policlínica Oswaldo Cruz deve ser decidida nesta quinta-feira



A possibilidade de reabertura ainda nesta semana do atendimento, pelo menos parcial, na Policlínica Oswaldo Cruz, de Porto Velho, será avaliada em reunião marcada para esta quinta-feira (11) entre o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, e representantes do Ministério Público do Estado, Sindicato dos Médicos, Associação Médica de Rondônia e Conselho Regional de Medicina (Cremero).

A decisão foi tomada no início da tarde desta quarta-feira (10), quando o secretário Milton Moreira, em nome do Governo do Estado, garantiu estarem sendo adotadas todas as medidas para a melhoria do serviço, e afirmou aos representantes das entidades representativas de classes ter considerado exagero a interdição da unidade de saúde, uma vez que as adequações do novo prédio da POC, no Trevo do Roque, estavam sendo realizadas gradativamente, o que poderia ter seguido sem provocar maiores transtornos à população com a suspensão total dos serviços.

Milton Moreira juntamente com o diretor da POC, Daniel Thomaz, lembraram aos representantes das entidades médicas que antes da mudança da POC foram analisadas várias estruturas, sendo considerada a mais adequada a da antiga Unipec, por ser uma área maior até mesmo que a da Policlínica, que precisou ser desocupada para construção de um novo prédio e a garantia de maior conforto aos usuários. “Após escolhermos o local, adotamos várias medidas no prédio e nas imediações, como a solicitação da expansão do serviço de transporte público, melhor sinalização da área no entorno, entre outros procedimentos em benefício dos usuários”, revelou o secretário.

Quanto à questão da iluminação e climatização o maior problema, segundo Daniel Thomaz, foi a carga elétrica, que também já estava sendo equacionado pela Ceron com a instalação de um transformador momentos antes da interdição, na última sexta-feira (5). Segundo o secretário, ainda há necessidade de outro transformador para comportar mais 22 aparelhos de ar condicionado.

O secretário entende que a interdição foi uma medida radical das entidades que penalizou drasticamente a população, principalmente a que estava com consulta marcada para este período. “Não havia necessidade de intervenção. Bastaria que apontassem as possíveis falhas, que iríamos corrigindo, como estávamos fazendo desde o início para não gerar transtornos à população”, disse Milton Moreira, ao mesmo tempo em que lamentava o fato de estarem sendo criadas situações abstratas para prejudicar o atendimento, como a localização do prédio.

O secretário ainda lembrou que durante a reforma do Pronto Socorro João Paulo II os pacientes foram divididos entre uma ala do Hospital de Base e o Instituto de Medicina Especializada (IME) e, embora a situação fosse mais complexa, tudo ocorreu dentro da normalidade.

Na reunião desta quinta-feira serão avaliados quais atendimentos podem retornar, tendo em vista que muitas salas já atendem às exigências. O secretário espera também que cada médico cumpra sua função em consonância com a administração estadual que por meio da Sesau não mede esforços para oferecer assistência de qualidade a todos os cidadãos.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)