Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Quem chegou aos 50 sem hábitos saudáveis, ainda pode buscar a longevidade



A reportagem de capa da revista Veja desta semana, traz um alento para quem passou a vida desordenada e agora quer correr atrás do prejuízo para ganhar longevidade, igualmente com quem sempre teve uma rotina regrada.

Segundo os últimos estudos sobre o tema divulgados na publicação, quem atingiu os 50 anos sem nenhuma doença grave tem 80% de chance de chegar à velhice em boa forma. Os outros 20 % fica por conta da genética.

No entanto, para conseguir esse tento, é preciso buscar novas formas de viver, conforme o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Modificar os maus hábitos aos cinqüenta é quase tão bom quanto nunca tê – los tido”, ressaltou .

Um dos segredos para quem busca resgatar o tempo pedido a caminho da fonte da juventude saudável é conhecer o próprio organismo. Um livro denominado Você: Manual do Proprietário dos médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz é um dos mais ricos compêndios do corpo humano, que acaba de ser lançado, tendo como principal característica à forma clara e simples como explica a prevenção dos efeitos do envelhecimento.

Entre os depoimentos de especialistas sobre o assunto na matéria de Veja, surge uma crítica a forma como os educadores tratam o corpo humano que na sala de aula é apresentado por meio de explicações excessivamente teóricas, e não raros superficiais. Para a bióloga Regina Pekelmann Markus do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, a informação se torna interessante se for prestada num contexto.No caso do corpo humano, é necessário associar seus mecanismos a saúde, as doenças e hábitos de vida.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)