Sábado, 28 de abril de 2012 - 06h07

Aproximadamente 35% da população mundial tem problemas com a pressão arterial, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Brasil, metade das pessoas doentes, cerca de 30 milhões, não sabe que tem hipertensão.
“A pressão arterial elevada não demonstra sintomas, por isso é importante o check-up constante. E isso vale para todas as idades, principalmente para pessoas com alto risco, como: obesos, casos de hipertensão na família e pessoas com maus hábitos com a alimentação, cigarro e bebida alcoólica”, explica o médico cardiologista, Dr. João Roberto Gemelli.
Para alertar sobre os riscos da doença, dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial, foi realizada ação no Espaço Alternativo de Porto Velho, com esclarecimentos de dúvidas sobre a doença, aferição de pressão e distribuição de material explicativo sobre a campanha “Eu sou 12 por 8”, que alerta sobre a hipertensão.
“Essa campanha visa chegar a 60 milhões de pessoas este ano, em todo o país. Buscamos disseminar a informação devido o alto risco e incidência deste mal. A hipertensão é a doença que mais mata no Brasil. A cada dois minutos, morre um brasileiro de doenças cardiovasculares, e a hipertensão representa 80% desta população”, detalha o cardiologista.
A pressão é considerada boa quando é igual a 120/80 mmHg, ou como é conhecida popularmente, 12 por 8. Qualquer pessoa pode conhecer como está a sua, com a aferição em qualquer posto de saúde, a qualquer hora, independente de horário de alimentação ou exercícios físicos.
A ação de atendimento e esclarecimento sobre a pressão alta será repetida este domingo no mesmo local.
Campanha Nacional de Combate a Hipertensão
Local: Espaço alternativo de Porto Velho;
Dia: 29 de abril (domingo);
Horário: 17h;
Público: Toda a população.
Mais informações no site www.eusou12por8.com.br.
Fonte: Elis Ramos
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO
Após seis meses de acompanhamento pós-cirúrgico, o governo de Rondônia, anuncia o sucesso do primeiro procedimento de alongamento ósseo para tratame

Governo de RO apresenta atualização sobre casos de Mpox em Porto Velho e reforça medidas preventivas
O governo de Rondônia informou, durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (20), com a presença de representantes da Secretaria de E

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que há registro, até o momento, de seis ocorrências de notificações de infecção pelo vír

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização
Porto Velho já registrou dois casos confirmado de Mpox (varíola dos macacos) e outros dois casos suspeitos em investigação, segundo informações repa
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)