Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Próximo mutirão da dengue será no Eldorado e Cohab



Na 4ª semana do Mutirão de Combate a Dengue, as atividades chegam ao bairro Eldorado e Conjunto Cohab na próxima quarta-feira (12). O mutirão é mais uma ação da Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A campanha começou pelo bairro São Sebastião I, por ser o local onde foi registrado o maior número de casos da doença nos últimos meses. Na seqüência, o mutirão foi realizado nos bairros Nacional, Cidade Nova e Cidade do Lobo. Nesta semana a organização do mutirão está a cargo da direção e servidores da Policlínica Manoel Amorim de Matos.

Segundo os diretores das policlínicas e unidades de saúde onde o mutirão já foi realizado, a população têm participado efetivamente.  “Nós percebemos que os moradores estão mais conscientes e não só fazem a sua parte como também denunciam, quando sabem de algum vizinho que não está cumprindo as determinações para se evitar a proliferação do mosquito”, diz a diretora do Centro de Saúde Ronaldo Aragão, Maria Aparecida Saraiva.

O mutirão contra a Dengue é uma das ações do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela secretaria de Saúde e tem a participação principal da comunidade. Os agentes de saúde realizam a semana do mutirão através de visitas nas casas, distribuição de panfletos e muitas orientações para que a população seja conscientizada da participação importante que cada um tem no combate ao mosquito.

A solenidade de abertura terá a participação dos moradores, coordenadores e diretores da secretaria municipal de Saúde, a partir de 8 horas, na Policlínica Manoel Amorim de Matos. O diretor da Policlínica, Paulo Costa, espera contar com a colaboração das comunidades dos dois bairros onde será realizado o mutirão. “Nós já temos feito outros trabalhos envolvendo aos moradores e sempre fomos muito bem recebidos. Neste mutirão estamos contado principalmente com a consciência de todos, para que juntos nós façamos a nossa parte na prevenção da Dengue”, diz Costa.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde