Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho

Ações serão intensificadas até o fim do mês


Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho - Gente de Opinião

No mês do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os atendimentos ofertados pelo Programa de Saúde da Mulher. O município também realizará ações itinerantes até o final do mês.

Na prática, a política de atenção integral à saúde da mulher atua na prevenção de agravos e promoção à saúde. Os serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos.

Entre os serviços ofertados estão o de prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

O acesso ocorre por meio da estratégia de saúde da família com agendamentos prévios ou demanda espontânea.

“Pela estratégia, a moradora já está vinculada a uma equipe específica daquela unidade de saúde, mas a moradora que esteja fora dessa área de cobertura pode procurar, inicialmente, uma UBS mais próxima que será atendida”, explica a coordenadora do programa, Ana Emanuela Carvalho Chagas.

 serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúdeserviços são oferecidos nas Unidades Básicas de SaúdeApós a avaliação, muitas mulheres podem necessitar de um atendimento especializado, que é ofertado pelos serviços gerenciados pelo departamento de média e alta complexidade. Entre os serviços estão o de ginecologia, ultrassonografia, obstetrícia, mamografia e métodos de controle reprodutivo de longa duração, como a inserção de DIU, laqueadura e vasectomia.

Já os casos de violência sexual são atendidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, referência nesse tipo de acolhimento e aplicação de profilaxias para combater eventuais contaminações resultantes do crime.

Segundo a Coordenação do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os serviços mais procurados pelas moradoras são o pré-natal, planejamento reprodutivo e preventivo para o câncer de colo de útero.

AÇÕES ITINERANTES

No mês de combate e conscientização à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura segue intensificando as ações. A estratégia é priorizar as faixas etárias com maior risco e ampliar a adesão por parte das moradoras.

“O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado por mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, explica a coordenadora.

Até o fim de 2021, o Município também realizará ações itinerantes para a educação e orientação em saúde em pontos estratégicos da capital.

Mais Sobre Saúde

Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital

Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital

A campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a importância do tratamento precoce para o HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), foi

Deputado Cirone Deiró exige contratação imediata de profissionais da saúde para garantir atendimento aos pacientes do Complexo Hospitalar de Cacoal

Deputado Cirone Deiró exige contratação imediata de profissionais da saúde para garantir atendimento aos pacientes do Complexo Hospitalar de Cacoal

O deputado Cirone Deiró (PODE) apresentou na madrugada da última terça-feira, 30 de novembro, ao secretário Fernando Máximo as reivindicações de fam

Mais de 2 mil pessoas em São Francisco do Guaporé são atendidas pela “Saúde no Interior”

Mais de 2 mil pessoas em São Francisco do Guaporé são atendidas pela “Saúde no Interior”

Com o objetivo de prestar assistência médica à população da região do Vale do Guaporé, em São Francisco do Guaporé, aconteceu no último final de seman

Mesmo com percentual baixo de casos, público masculino deve ficar atento aos sintomas do câncer de mama

Mesmo com percentual baixo de casos, público masculino deve ficar atento aos sintomas do câncer de mama

O câncer de mama no homem é uma doença rara e talvez por isso pouco divulgada. Mesmo com pequena incidência de casos, pode vir a acometer a população