Quarta-feira, 6 de outubro de 2021 - 18h41

No mês do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os atendimentos ofertados pelo Programa de Saúde da Mulher. O município também realizará ações itinerantes até o final do mês.
Na prática, a política de atenção integral à saúde da mulher atua na prevenção de agravos e promoção à saúde. Os serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos.
Entre os serviços ofertados estão o de prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.
O acesso ocorre por meio da estratégia de saúde da família com agendamentos prévios ou demanda espontânea.
“Pela estratégia, a moradora já está vinculada a uma equipe específica daquela unidade de saúde, mas a moradora que esteja fora dessa área de cobertura pode procurar, inicialmente, uma UBS mais próxima que será atendida”, explica a coordenadora do programa, Ana Emanuela Carvalho Chagas.
serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de SaúdeApós a avaliação, muitas mulheres podem necessitar de um atendimento especializado, que é ofertado pelos serviços gerenciados pelo departamento de média e alta complexidade. Entre os serviços estão o de ginecologia, ultrassonografia, obstetrícia, mamografia e métodos de controle reprodutivo de longa duração, como a inserção de DIU, laqueadura e vasectomia.
Já os casos de violência sexual são atendidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, referência nesse tipo de acolhimento e aplicação de profilaxias para combater eventuais contaminações resultantes do crime.
Segundo a Coordenação do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os serviços mais procurados pelas moradoras são o pré-natal, planejamento reprodutivo e preventivo para o câncer de colo de útero.
AÇÕES ITINERANTES
No mês de combate e conscientização à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura segue intensificando as ações. A estratégia é priorizar as faixas etárias com maior risco e ampliar a adesão por parte das moradoras.
“O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado por mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, explica a coordenadora.
Até o fim de 2021, o Município também realizará ações itinerantes para a educação e orientação em saúde em pontos estratégicos da capital.
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)