Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho

Ações serão intensificadas até o fim do mês


Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho - Gente de Opinião

No mês do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os atendimentos ofertados pelo Programa de Saúde da Mulher. O município também realizará ações itinerantes até o final do mês.

Na prática, a política de atenção integral à saúde da mulher atua na prevenção de agravos e promoção à saúde. Os serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos.

Entre os serviços ofertados estão o de prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

O acesso ocorre por meio da estratégia de saúde da família com agendamentos prévios ou demanda espontânea.

“Pela estratégia, a moradora já está vinculada a uma equipe específica daquela unidade de saúde, mas a moradora que esteja fora dessa área de cobertura pode procurar, inicialmente, uma UBS mais próxima que será atendida”, explica a coordenadora do programa, Ana Emanuela Carvalho Chagas.

 serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúdeserviços são oferecidos nas Unidades Básicas de SaúdeApós a avaliação, muitas mulheres podem necessitar de um atendimento especializado, que é ofertado pelos serviços gerenciados pelo departamento de média e alta complexidade. Entre os serviços estão o de ginecologia, ultrassonografia, obstetrícia, mamografia e métodos de controle reprodutivo de longa duração, como a inserção de DIU, laqueadura e vasectomia.

Já os casos de violência sexual são atendidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, referência nesse tipo de acolhimento e aplicação de profilaxias para combater eventuais contaminações resultantes do crime.

Segundo a Coordenação do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os serviços mais procurados pelas moradoras são o pré-natal, planejamento reprodutivo e preventivo para o câncer de colo de útero.

AÇÕES ITINERANTES

No mês de combate e conscientização à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura segue intensificando as ações. A estratégia é priorizar as faixas etárias com maior risco e ampliar a adesão por parte das moradoras.

“O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado por mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, explica a coordenadora.

Até o fim de 2021, o Município também realizará ações itinerantes para a educação e orientação em saúde em pontos estratégicos da capital.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)