Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)


O serviço visa atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos - Gente de Opinião
O serviço visa atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Governo de Rondônia vai realizar o primeiro transplante ósseo da região Norte, na terça-feira (16). Com o credenciamento autorizado pelo Ministério da Saúde, a equipe especializada de tecido musculoesquelético do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro dá início ao serviço no Estado.

O beneficiado pela cirurgia é um morador de Porto Velho, de 30 anos, que vai receber o procedimento de enxerto ósseo homólogo, devolvendo a locomoção e funções cotidianas ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha evidenciou a importância do serviço para a saúde do Estado. “Dessa forma, diminuímos a necessidade de que os pacientes se desloquem para outros estados em busca do tipo de tratamento especializado, oferecendo um serviço de alta complexidade e com profissionais capacitados no Estado”, pontuou. 

ATENDIMENTO

Segundo a coordenadora do setor de transplante ósseo, Thaís Santos, para realizar o transplante ósseo no Hospital de Base, o usuário do SUS deve, antes de tudo, estar regulado. Para isso, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, e após o diagnóstico de perda ou falha óssea decorrente de fraturas ou deformidades congênitas será encaminhado para uma avaliação. A coordenação entrará em contato via ligação ou whatsapp, a fim de agendar consulta com o médico especialista em transplante.

Nos casos em que haja necessidade de procedimento, o paciente entra para um fila de espera e vai passar por exames preparatórios pré-cirurgia. É de suma importância que o cartão SUS esteja atualizado, para que o contato com o paciente seja executado com sucesso pela regulação. 

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o objetivo é estimular ainda mais o desenvolvimento da saúde e promover a descentralização de serviços.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha mobiliza força-tarefa para recuperação do Barco Hospital

Governador Marcos Rocha mobiliza força-tarefa para recuperação do Barco Hospital

Sensível às necessidades das populações mais isoladas do estado, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou uma força-tarefa emergencial par

Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador

Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado, 14 de junho, a Prefeitura de Porto Velho destaca a relevância do gesto voluntár

Hospital Regional de Cacoal potencializa atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade

Hospital Regional de Cacoal potencializa atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade

O Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, oficializou a ampliação dos serviços especializados no Hospital Regional de Cacoa

Governo de RO inicia recuperação do barco hospital Walter Bartolo para atender ribeirinhos

Governo de RO inicia recuperação do barco hospital Walter Bartolo para atender ribeirinhos

Com uma operação em curso nas águas do Rio Mamoré, em Guajará-Mirim, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inici

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)