Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Primeiro implante de prótese peniana em Rondônia


Gente de Opinião

A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa com
o acompanhamento de residentes de urologia do HB

O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de disfunção erétil. A cirurgia marca mais um avanço na oferta de tratamento em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.

O implante foi feito em um paciente de 40 anos, que tinha sequelas devido a um traumatismo raquimedular (TRM), lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos: cervical, dorsal, lombossacro.

A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa, acompanhado por residentes do Departamento de Urologia do HB. Ele avaliou como um sucesso o resultado da intervenção cirúrgica, e informou que o paciente recebeu alta no dia seguinte.

De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia comprova o avanço do sistema de saúde no estado, fruto de investimentos em infraestrutura física, equipamentos de ponta, capacitação e treinamento de médicos, enfermeiros e equipe técnica.

Ainda segundo Cid Scarpa, este tipo de procedimento é utilizado em pacientes com problemas de disfunção erétil causados, além de traumas, por sequelas de doenças, como Acidente Cerebral Vascular (AVC), pacientes bariátricos, diabéticos, hipogonadismo – deficiência dos hormônios sexuais que pode resultar em um desenvolvimento defeituoso das características sexuais primárias ou secundárias, pouco desenvolvimento das genitálias, conforme explicou o cirurgião.

O médico explica que o Departamento de Urologia do HB e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalham com a expectativa de expansão do atendimento a este tipo de implante. “Estamos procurando garantir a todos os pacientes o acesso ao procedimento sem que ele precise recorrer à Justiça”, disse.

Gente de Opinião

Médico Cid Scarpa diz que a meta da
Sesau é expandir a oferta do tratamento

O médico destacou que o procedimento traz benefícios não só físicos, mas ajuda na recuperação mental de pacientes que estejam enfrentando o problema. “O implante garante melhoria na qualidade de vida, a recuperação das atividades sexuais e, principalmente, a autoestima”, assegurou.

SAÚDE DO HOMEM

Cid Scarpa faz um alerta: o homem, em relação à mulher, não se cuida. Não faz acompanhamento de sua saúde, não tem preocupação com exames que previnem muitas doenças. Mesmo com todas as campanhas, segundo Scarpa, o percentual de homens que vão ao médico com frequência – pelo menos duas vezes ao ano – é muito tímido.

“Esse tipo de comportamento, em muitos casos, é responsável por diagnósticos tardios de várias doenças que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas no início”, alerta Cid Scarpa.


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)