Quinta-feira, 15 de setembro de 2016 - 11h44
A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa com
o acompanhamento de residentes de urologia do HB
O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de disfunção erétil. A cirurgia marca mais um avanço na oferta de tratamento em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.
O implante foi feito em um paciente de 40 anos, que tinha sequelas devido a um traumatismo raquimedular (TRM), lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos: cervical, dorsal, lombossacro.
A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa, acompanhado por residentes do Departamento de Urologia do HB. Ele avaliou como um sucesso o resultado da intervenção cirúrgica, e informou que o paciente recebeu alta no dia seguinte.
De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia comprova o avanço do sistema de saúde no estado, fruto de investimentos em infraestrutura física, equipamentos de ponta, capacitação e treinamento de médicos, enfermeiros e equipe técnica.
Ainda segundo Cid Scarpa, este tipo de procedimento é utilizado em pacientes com problemas de disfunção erétil causados, além de traumas, por sequelas de doenças, como Acidente Cerebral Vascular (AVC), pacientes bariátricos, diabéticos, hipogonadismo – deficiência dos hormônios sexuais que pode resultar em um desenvolvimento defeituoso das características sexuais primárias ou secundárias, pouco desenvolvimento das genitálias, conforme explicou o cirurgião.
O médico explica que o Departamento de Urologia do HB e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalham com a expectativa de expansão do atendimento a este tipo de implante. “Estamos procurando garantir a todos os pacientes o acesso ao procedimento sem que ele precise recorrer à Justiça”, disse.
O médico destacou que o procedimento traz benefícios não só físicos, mas ajuda na recuperação mental de pacientes que estejam enfrentando o problema. “O implante garante melhoria na qualidade de vida, a recuperação das atividades sexuais e, principalmente, a autoestima”, assegurou.
SAÚDE DO HOMEM
Cid Scarpa faz um alerta: o homem, em relação à mulher, não se cuida. Não faz acompanhamento de sua saúde, não tem preocupação com exames que previnem muitas doenças. Mesmo com todas as campanhas, segundo Scarpa, o percentual de homens que vão ao médico com frequência – pelo menos duas vezes ao ano – é muito tímido.
“Esse tipo de comportamento, em muitos casos, é responsável por diagnósticos tardios de várias doenças que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas no início”, alerta Cid Scarpa.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)
Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO
Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)