Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Primeiro implante de prótese peniana em Rondônia


Gente de Opinião

A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa com
o acompanhamento de residentes de urologia do HB

O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de disfunção erétil. A cirurgia marca mais um avanço na oferta de tratamento em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.

O implante foi feito em um paciente de 40 anos, que tinha sequelas devido a um traumatismo raquimedular (TRM), lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos: cervical, dorsal, lombossacro.

A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa, acompanhado por residentes do Departamento de Urologia do HB. Ele avaliou como um sucesso o resultado da intervenção cirúrgica, e informou que o paciente recebeu alta no dia seguinte.

De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia comprova o avanço do sistema de saúde no estado, fruto de investimentos em infraestrutura física, equipamentos de ponta, capacitação e treinamento de médicos, enfermeiros e equipe técnica.

Ainda segundo Cid Scarpa, este tipo de procedimento é utilizado em pacientes com problemas de disfunção erétil causados, além de traumas, por sequelas de doenças, como Acidente Cerebral Vascular (AVC), pacientes bariátricos, diabéticos, hipogonadismo – deficiência dos hormônios sexuais que pode resultar em um desenvolvimento defeituoso das características sexuais primárias ou secundárias, pouco desenvolvimento das genitálias, conforme explicou o cirurgião.

O médico explica que o Departamento de Urologia do HB e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalham com a expectativa de expansão do atendimento a este tipo de implante. “Estamos procurando garantir a todos os pacientes o acesso ao procedimento sem que ele precise recorrer à Justiça”, disse.

Gente de Opinião

Médico Cid Scarpa diz que a meta da
Sesau é expandir a oferta do tratamento

O médico destacou que o procedimento traz benefícios não só físicos, mas ajuda na recuperação mental de pacientes que estejam enfrentando o problema. “O implante garante melhoria na qualidade de vida, a recuperação das atividades sexuais e, principalmente, a autoestima”, assegurou.

SAÚDE DO HOMEM

Cid Scarpa faz um alerta: o homem, em relação à mulher, não se cuida. Não faz acompanhamento de sua saúde, não tem preocupação com exames que previnem muitas doenças. Mesmo com todas as campanhas, segundo Scarpa, o percentual de homens que vão ao médico com frequência – pelo menos duas vezes ao ano – é muito tímido.

“Esse tipo de comportamento, em muitos casos, é responsável por diagnósticos tardios de várias doenças que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas no início”, alerta Cid Scarpa.


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)