Quinta-feira, 15 de setembro de 2016 - 11h44
A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa com
o acompanhamento de residentes de urologia do HB
O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de disfunção erétil. A cirurgia marca mais um avanço na oferta de tratamento em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.
O implante foi feito em um paciente de 40 anos, que tinha sequelas devido a um traumatismo raquimedular (TRM), lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos: cervical, dorsal, lombossacro.
A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa, acompanhado por residentes do Departamento de Urologia do HB. Ele avaliou como um sucesso o resultado da intervenção cirúrgica, e informou que o paciente recebeu alta no dia seguinte.
De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia comprova o avanço do sistema de saúde no estado, fruto de investimentos em infraestrutura física, equipamentos de ponta, capacitação e treinamento de médicos, enfermeiros e equipe técnica.
Ainda segundo Cid Scarpa, este tipo de procedimento é utilizado em pacientes com problemas de disfunção erétil causados, além de traumas, por sequelas de doenças, como Acidente Cerebral Vascular (AVC), pacientes bariátricos, diabéticos, hipogonadismo – deficiência dos hormônios sexuais que pode resultar em um desenvolvimento defeituoso das características sexuais primárias ou secundárias, pouco desenvolvimento das genitálias, conforme explicou o cirurgião.
O médico explica que o Departamento de Urologia do HB e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalham com a expectativa de expansão do atendimento a este tipo de implante. “Estamos procurando garantir a todos os pacientes o acesso ao procedimento sem que ele precise recorrer à Justiça”, disse.
O médico destacou que o procedimento traz benefícios não só físicos, mas ajuda na recuperação mental de pacientes que estejam enfrentando o problema. “O implante garante melhoria na qualidade de vida, a recuperação das atividades sexuais e, principalmente, a autoestima”, assegurou.
SAÚDE DO HOMEM
Cid Scarpa faz um alerta: o homem, em relação à mulher, não se cuida. Não faz acompanhamento de sua saúde, não tem preocupação com exames que previnem muitas doenças. Mesmo com todas as campanhas, segundo Scarpa, o percentual de homens que vão ao médico com frequência – pelo menos duas vezes ao ano – é muito tímido.
“Esse tipo de comportamento, em muitos casos, é responsável por diagnósticos tardios de várias doenças que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas no início”, alerta Cid Scarpa.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia
Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada
O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh
Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron
As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare
Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II
Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi
Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P