Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 14h11
Em entrevista concedida hoje (8), na Globonews, jornal das dez, o presidente do Conselho Federal de enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, esclareceu que os erros registrados de profissionais da enfermagem nos últimos dias retratam a falta de políticas públicas e a sobrecarga na jornada de trabalho dos profissionais.
De acordo com Neri, esses erros não são uma regra na enfermagem brasileira, mas uma exceção. São mais de um milhão e
meio de trabalhadores da área que, segundo o presidente do Cofen, necessitam que sejam qualificados permanentemente para evitar que os acidentes registrados voltem a ocorrer.
Para Neri, os principais problemas que afetam a categoria são a falta de um piso salarial justo e suficiente para custear com dignidade o profissional, a má qualidade do ensino, além da demora para a aprovação da carga horária de 30 horas semanais. “Ambos projetos, das 30 horas e do piso salarial, tramitam lentamente na Câmara Federal aguardando a boa vontade dos deputados federais para aprová-los”, lamentou Neri.
Outro problema detectado pelo Cofen é a proliferação de cursos técnicos e superiores de enfermagem sem as condições mínimas para funcionamento. O Conselho Federal de Enfermagem, preocupado com a abertura indiscriminados desses cursos, firmou um convênio com o Ministério da Educação para que possa emitir parecer sobre a abertura dos novos cursos. Noventa por centos dos pareceres emitidos no ano passado foram desfavoráveis.
“É preciso mais empenho do poder público para coibir a proliferação de cursos novos sem as condições mínimas de funcionamento. É importante também que os governos criem programas de qualificação continuada para os seus servidores da área de saúde possam estar mais preparados à desempenharem suas funções corretamente”, disse Manoel Carlos.
Neri explicou ainda que o sistema Cofen-Corens tem reforçado o setor de fiscalização, tanto preventivamente quanto punitivamente, para garantir a sociedade uma enfermagem de melhor qualidade.
Quem quiser assistir a entrevista completa basta clicar no site Portalcofen.gov.br que está disponível no site e no You Tube.
Fonte: Robson Oliveira
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente
Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos
Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO
Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)