Quarta-feira, 21 de março de 2012 - 12h05
A Prefeitura de Porto Velho vai inovar mais uma vez na área de saúde, com objetivo de prestar o melhor atendimento possível à população. Com a inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) que estão sendo construídas nas zonas Sul e Leste da cidade, a secretaria Municipal de Saúde (Semusa) irá implantar o sistema eletrônico (digital) de diagnósticos de exames por imagens.
Com esse objetivo, o secretário Williames Pimentel esteve recentemente em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde conheceu o sistema digital de diagnósticos de exames por imagens, implantado pela prefeitura local, que está sendo referência para todo o País. “Esse tipo de serviço otimiza o tempo e gera economia com filmes e revelações”, declarou.
O secretário fez avaliação positiva do sistema de saúde implantado na cidade paranaense, em especial aos serviços prestados pelas UPAS, que vão além dos atendimentos de urgência e emergência. “Entendemos que podemos ter em Porto Velho um consultório odontológico 24 horas, por exemplo, e integrar os atendimentos ao Centro de Especialidades Médicas”, comentou.
Avanço
Ele constatou avanço no modelo de atendimento prestado pelas ambulâncias do SAMU na capital rondoniense, cuja regulação dos procedimentos é feito por médicos e conta com serviços de avaliação clínica no local da ocorrência, entubação e monitoramento, dentre outros. Em Foz do Iguaçu, segundo Williames Pimentel, o SAMU limita-se em fazer o transporte das vítimas até o pronto socorro, onde são avaliadas e atendidas pela equipe médica.
Obras
As obras de construção das UPAS, conforme o secretário, estão praticamente finalizadas. Paralelo a isso, a Prefeitura está realizando os pregões eletrônicos para compra dos equipamentos e treinando médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores para o serviço que será realizado nas duas unidades. Uma das inovações anunciadas, é que nas UPAS haverá protocolos de diretriz de atendimento indicando o fluxo de eficiência, para que a atenção aos pacientes seja a mais excelente e humanizada possível.
Quando as UPAS forem inauguradas haverá mudanças nos serviços prestados nas policlínicas 24 horas mais próximas. Na zona Leste, a Policlínica Hamilton Gondin deixará de atender os casos de urgência e emergência, como pessoas acidentadas, por exemplo. Estas serão encaminhadas para a UPA da Avenida Rio de Janeiro com Mamoré. No atual setor de urgência e emergência da policlínica funcionará um núcleo de apoio à saúde da família (NASF).
O secretário faz questão de explicar que a UPA não é um pronto socorro, mas sim uma unidade de pronto atendimento que irá atender casos de média complexidade.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)