Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura prepara Centro de Apoio Psicossocial


Dentro de 30 dias, a Prefeitura de Porto Velho estará inaugurando o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Infantil, com objetivo de melhorar ainda mais o tratamento de crianças e adolescentes que sofrem com a dependência química na Capital de Rondônia. “Temos o local e parte da equipe que vai trabalhar. A outra parte o prefeito Roberto Sobrinho já autorizou a contratação”, afirmou o secretário municipal de saúde, adjunto Eduardo Maiorquim.

De acordo com o secretário, há uma demanda muito grande de pessoas na faixa etária de 12 aos 16 anos que precisam de atenção diferenciada para que a recuperação seja a mais rápida possível. Atualmente, esse grupo formado por cerca de 400 pacientes, recebe tratamento junto com os adultos, mas o ideal é que sejam tratados em local próprio. “Esse é um sonho do prefeito e da primeira-dama, Lucilene Peixoto, que está se tornando realidade”, disse. Ele acrescentou que o local já está sendo equipado.

Um dos diferenciais apontados pelo secretário é que as famílias das crianças e adolescentes irão participar do tratamento. Elas serão orientadas sobre como se comportar em casa e no momento em que os pacientes estiveram recebendo a atenção dos profissionais nas dependências do Caps Infantil. “As famílias precisam entender todo esse processo, pois somente assim terão condições de contribuir efetivamente para a recuperação dessas crianças e jovens”, observou.

Todos os procedimentos para a recuperação dos dependentes serão acompanhados de perto por uma equipe multiprofissional, composta de psiquiatra, psicólogo, clínico geral, enfermeiro e assistente social, dentre outros. Eles farão parte de uma rede de cuidados montada pela Prefeitura, preparados para atuarem de forma clínica e por meio de terapia ocupacional no tratamento e cuidados com as pessoas.

Maiorquim declarou que o Caps Infantil é mais um serviço de saúde pública oferecido pela Prefeitura à comunidade de Porto Velho. “A postura do Município garante não somente o tratamento, mas um futuro mais digno para essa parcela da população que tanto necessita de cuidados especiais”, comentou.

Fonte:  Augusto José 

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)