Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura lamenta baixa procura no dia da vacinação contra pólio e rubéola



Apesar dos 115 postos de vacinação e cerca de 800 pessoas envolvidas nas duas campanhas de vacinação (poliemielite e rubéola), foi pequena a procura do benefício cuja meta era imunizar 129.789 pessoas (entre 20 e 39 anos) contra a rubéola, e 37.425 crianças menores de 5 anos contra a pólio, no último sábado (9) de agosto. A mega-estrutura implantada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Imunização, com apoio de vários outros órgãos e instituições, não atraiu nem a metade do total que a campanha pretendia imunizar.

Contra a rubéola, 21 mil pessoas compareceram aos postos para a vacinação; já contra a pólio, apenas 17 mil crianças foram levadas para receberem a gotinha que salva, apesar dos inúmeros apelos. Segundo a coordenadora da Divisão de Epidemiologia da Semusa, Goreti Marinho, as metas não foram atingidas, principalmente por causa do receio dos pais em tomar a vacina. “Alguns pais, por falta de conhecimento e com receio de efeitos colaterais ou mesmo até da própria agulha, deixaram de comparecer aos postos e com isso deixaram de levar os filhos para vacinar”, aponta.

Mega-estrutura

De acordo com os coordenadores das campanhas, em Porto Velho cerca de 800 pessoas estavam envolvidas com as duas campanhas de vacinação, nos 115 pontos de vacinação na cidade e mais 17 pontos na área rural. Entre as instituições colaboradoras, estavam o Sesi, Senac, Sebrae, Caerd, Ceron, Furnas, Coren, Idaron, , Base Aérea, Funasa, Eletronorte, Ceplac, Justiça Federal, Tribunal de Contas, Agência de Vigilância Sanitária, Departamento de Vigilância Municipal,  Semed,  Semas , Semtran, Sempla, Sema e  Ipam.

A vacinação foi realizada durante todo o dia de 8 às 17h em vários postos de atendimento implantados em escolas, igrejas e associações de bairros. O sábado (9 de agosto) foi escolhido o dia principal da vacinação. A partir de agora, as vacinas continuam à disposição da população em todos os postos e policlínicas do município. Até o dia 12 de setembro, os postos e policlínicas vão funcionar especialmente para vacinação, até as 14 horas e no dia 30, durante todo o dia. Para tentar alcançar um número maior de imunizados, a Semusa continua disponibilizando a vacinação contra a Rubéola diretamente nas empresas, quando solicitada. Para agendar uma vacinação exclusiva, a empresa deve entrar em contato com a Divisão de Imunizações, através do telefone 3901-3194.

Prevenir é o melhor remédio

A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da criança pela boca e passa de uma pessoa para outra com facilidade, quando ela tosse, espirra ou fala, e também pelas fezes.

A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa também causada por um vírus que é transmitido pelas secreções nasais e da garganta. O infectado apresenta febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo (chamado exantema), "ínguas" no pescoço e nuca após um período de 20 dias. Uma pesquisa detectou a necessidade de realizar uma campanha nacional de vacinação para homens e mulheres, na faixa etária de 20 a 39 anos, com o objetivo final de vacinar a totalidade da população ainda não protegida, para que seja interrompida a circulação do vírus da rubéola no país.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)