Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura intensifica combate a Malária em Jacy Paraná



Combate: as ações de controle vetorial estarão sendo realizados nas áreas de maior risco de transmissão da doença.

Em mais uma ação de combate à malária, a prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), intensifica a partir desta segunda feira, 27, o combate vetorial com o objetivo de diminuir a incidência dos casos da doença no distrito de Jacy Paraná.

De acordo com estudos sobre o Anopheles darlingi, mosquito transmissor da malária, as ações de controle vetorial estão sendo realizadas nas áreas de maior risco de transmissão da doença. Entre as atividades, estão as de Educação em Saúde e Mobilização Social que vão orientar a população sobre a prevenção, diagnóstico e a importância do tratamento completo da doença, bem como a realização do exame após a conclusão do tratamento, para confirmação da cura. Os moradores também estão sendo orientados quanto aos horários de maior risco de transmissão da doença e medidas de controle individual.


Diagnóstico e tratamento

A Semusa também está disponibilizando à população local, um novo laboratório além da oferta de diagnóstico já existente na Unidade de Saúde. A população também conta com a busca casa a casa, nas localidades com maior risco de transmissão, de casos suspeitos de malária.  "O tratamento das pessoas com diagnóstico positivo é imediato, sendo os mesmos orientados a realizar novo exame, após o tratamento, de acordo com estabelecido pelo Ministério da Saúde" garante Rute Bessa, diretora Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
 
Prefeitura intensifica combate a Malária em Jacy ParanáA borrifação espacial e residual nos imóveis residenciais e comerciais de Jacy Paraná, estão sendo realizados nos horários de 05:30 da manhã e 18:45 da noite, até o dia 01 de maio.


Os impactos da usina

O distrito de Jacy-Paraná está localizado a 85 km da capital, em uma região com criadouros em potencial do mosquito. Possui cinqüenta e nove localidades, com intensa movimentação populacional, extração de madeira, áreas de turismo (balneário e pesca), garimpo e agora começa a receber os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, considerando o aumento da população por causa da necessidade do projeto, tanto de mão de obra direta, quanto a indireta, atraída pelas perspectivas de econômicas geradas pelo empreendimento.

Um dos impactos esperados tem relação com aumento de casos de malária, doença endêmica no município, responsável por uma média de 20 mil novos casos a cada ano.  Jaci Paraná tem uma média de 15% do total de casos do município.  No ano de 2008, a Incidência parasitária anual de Jaci-Paraná foi de 176 por mil habitantes, colocando o distrito entre as regiões com maior risco de transmissão da doença.

"Estamos atuando com medidas de prevenção, intensificando as nossas ações no distrito para coibir um possível aumento dos casos já que teremos um aumento populacional na região, com o objetivo de controlar a tendência de crescimento da doença entre a população, e a exportação de casos para outras localidades" afirmou o secretário Williames Pimentel.

A execução do controle vetorial tem a colaboração de técnicos do Consórcio Energia Sustentável do Brasil.


DST- AIDS e Planejamento familiar

 Paralelamente as ações de combate ao mosquito da malária, as equipes de Divisão de Programas Especiais(DPE), Coordenação de DST/AIDS e Núcleo de Educação em Saúde (Niemsus) da secretaria municipal de Saúde estarão presentes nos dias 1º e 02 de maio, durante os Jogos Distritais de Jacy Paraná com ações de orientações sobre DST-Aids e planejamento familiar, visando a prevenção de doenças e orientando os adolescentes sobre a gravidez precoce. Na primeira semana de junho, a Semusa estará dando continuidade ao projeto desenvolvendo atividades como palestras nas escolas locais, capacitação de multiplicadores direcionados a prevenção, visitas domiciliares com orientações e distribuição de distribuição de folders educativos a população. O planejamento dessas ações foi realizado em parceria com as lideranças locais.

Fonte: Nara Vargas
 
.

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr