Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura faz Seminário de Humanização na Saúde



Sensibilizar cerca de 180 participantes sobre a Política Nacional de Humanização no Serviço de Saúde é uma das metas do primeiro Seminário Municipal de Sensibilização para a implantação da Política de Humanização nos Serviços de Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Faculdade São Lucas.

Durante o seminário também será elaborado um plano de ação para a implantação da Política de Humanização nas unidades de saúde da Semusa, onde os profissionais devem sempre fazer atendimento e acolhimento humanizados.

Na programação do seminário intensivo de dois dias, os participantes vão montar oficinas temáticas divididas em grupos de trabalho e assistirão a várias atrações artísticas alusivas ao tema do seminário. Alguns debates serão feitos com a participação de expositores do Ministério da Saúde. As relações interpessoais e a ligação com a saúde serão abordadas através de uma peça de teatro e a apresentações musicais.

 

Profissional mais humano

 

Humanizar o atendimento às pessoas que procuram um médico tem sido um método já adotado na maioria dos órgãos de saúde, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o doente que tem um bom acolhimento e que é tratado com respeito e dignidade, já apresenta uma melhora em seu quadro clínico. "Quando uma pessoa chega a um hospital ou pronto socorro, já vem debilitado pela doença e fragilizado pela situação e o que ela menos precisa é de descaso ou muitas vezes até de maus-tratos por profissionais não capacitados para a função. Um dos pontos a serem discutidos neste seminário é a participação deste profissional no quadro clínico do paciente", diz a pedagoga Naderge Moura, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa.

O público alvo do seminário de humanização são os profissionais e técnicos da rede de assistência básica e os gestores, assessores técnicos, coordenadores e diretores de departamentos, divisões e unidades de saúde. "É importante que todos tenham conhecimento de que a humanização deve ser um princípio na função de cada um, desde um simples acolhimento no momento em que o paciente procura o serviço de saúde, até mesmo durante o tratamento da doença  ou numa intervenção cirúrgica".

Ao final do seminário, os participantes vão realizar uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, com debates e mesas redondas. O documento final será encaminhado para a elaboração do Plano de ações em humanização na rede municipal de Saúde.


Fonte: Ascom 

 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)