Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura faz Seminário de Humanização na Saúde



Sensibilizar cerca de 180 participantes sobre a Política Nacional de Humanização no Serviço de Saúde é uma das metas do primeiro Seminário Municipal de Sensibilização para a implantação da Política de Humanização nos Serviços de Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Faculdade São Lucas.

Durante o seminário também será elaborado um plano de ação para a implantação da Política de Humanização nas unidades de saúde da Semusa, onde os profissionais devem sempre fazer atendimento e acolhimento humanizados.

Na programação do seminário intensivo de dois dias, os participantes vão montar oficinas temáticas divididas em grupos de trabalho e assistirão a várias atrações artísticas alusivas ao tema do seminário. Alguns debates serão feitos com a participação de expositores do Ministério da Saúde. As relações interpessoais e a ligação com a saúde serão abordadas através de uma peça de teatro e a apresentações musicais.

 

Profissional mais humano

 

Humanizar o atendimento às pessoas que procuram um médico tem sido um método já adotado na maioria dos órgãos de saúde, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o doente que tem um bom acolhimento e que é tratado com respeito e dignidade, já apresenta uma melhora em seu quadro clínico. "Quando uma pessoa chega a um hospital ou pronto socorro, já vem debilitado pela doença e fragilizado pela situação e o que ela menos precisa é de descaso ou muitas vezes até de maus-tratos por profissionais não capacitados para a função. Um dos pontos a serem discutidos neste seminário é a participação deste profissional no quadro clínico do paciente", diz a pedagoga Naderge Moura, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa.

O público alvo do seminário de humanização são os profissionais e técnicos da rede de assistência básica e os gestores, assessores técnicos, coordenadores e diretores de departamentos, divisões e unidades de saúde. "É importante que todos tenham conhecimento de que a humanização deve ser um princípio na função de cada um, desde um simples acolhimento no momento em que o paciente procura o serviço de saúde, até mesmo durante o tratamento da doença  ou numa intervenção cirúrgica".

Ao final do seminário, os participantes vão realizar uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, com debates e mesas redondas. O documento final será encaminhado para a elaboração do Plano de ações em humanização na rede municipal de Saúde.


Fonte: Ascom 

 

 

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho