Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura faz Seminário de Humanização na Saúde



Sensibilizar cerca de 180 participantes sobre a Política Nacional de Humanização no Serviço de Saúde é uma das metas do primeiro Seminário Municipal de Sensibilização para a implantação da Política de Humanização nos Serviços de Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Faculdade São Lucas.

Durante o seminário também será elaborado um plano de ação para a implantação da Política de Humanização nas unidades de saúde da Semusa, onde os profissionais devem sempre fazer atendimento e acolhimento humanizados.

Na programação do seminário intensivo de dois dias, os participantes vão montar oficinas temáticas divididas em grupos de trabalho e assistirão a várias atrações artísticas alusivas ao tema do seminário. Alguns debates serão feitos com a participação de expositores do Ministério da Saúde. As relações interpessoais e a ligação com a saúde serão abordadas através de uma peça de teatro e a apresentações musicais.

 

Profissional mais humano

 

Humanizar o atendimento às pessoas que procuram um médico tem sido um método já adotado na maioria dos órgãos de saúde, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o doente que tem um bom acolhimento e que é tratado com respeito e dignidade, já apresenta uma melhora em seu quadro clínico. "Quando uma pessoa chega a um hospital ou pronto socorro, já vem debilitado pela doença e fragilizado pela situação e o que ela menos precisa é de descaso ou muitas vezes até de maus-tratos por profissionais não capacitados para a função. Um dos pontos a serem discutidos neste seminário é a participação deste profissional no quadro clínico do paciente", diz a pedagoga Naderge Moura, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa.

O público alvo do seminário de humanização são os profissionais e técnicos da rede de assistência básica e os gestores, assessores técnicos, coordenadores e diretores de departamentos, divisões e unidades de saúde. "É importante que todos tenham conhecimento de que a humanização deve ser um princípio na função de cada um, desde um simples acolhimento no momento em que o paciente procura o serviço de saúde, até mesmo durante o tratamento da doença  ou numa intervenção cirúrgica".

Ao final do seminário, os participantes vão realizar uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, com debates e mesas redondas. O documento final será encaminhado para a elaboração do Plano de ações em humanização na rede municipal de Saúde.


Fonte: Ascom 

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad

TCE-RO fiscaliza início da reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base

TCE-RO fiscaliza início da reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base

Começou, nesta semana, a reforma na ala de clínica cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.A obra, aguardada há mais de

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)