Segunda-feira, 16 de junho de 2008 - 16h09
Sensibilizar cerca de 180 participantes sobre a Política Nacional de Humanização no Serviço de Saúde é uma das metas do primeiro Seminário Municipal de Sensibilização para a implantação da Política de Humanização nos Serviços de Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Faculdade São Lucas.
Durante o seminário também será elaborado um plano de ação para a implantação da Política de Humanização nas unidades de saúde da Semusa, onde os profissionais devem sempre fazer atendimento e acolhimento humanizados.
Na programação do seminário intensivo de dois dias, os participantes vão montar oficinas temáticas divididas em grupos de trabalho e assistirão a várias atrações artísticas alusivas ao tema do seminário. Alguns debates serão feitos com a participação de expositores do Ministério da Saúde. As relações interpessoais e a ligação com a saúde serão abordadas através de uma peça de teatro e a apresentações musicais.
Profissional mais humano
Humanizar o atendimento às pessoas que procuram um médico tem sido um método já adotado na maioria dos órgãos de saúde, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o doente que tem um bom acolhimento e que é tratado com respeito e dignidade, já apresenta uma melhora em seu quadro clínico. "Quando uma pessoa chega a um hospital ou pronto socorro, já vem debilitado pela doença e fragilizado pela situação e o que ela menos precisa é de descaso ou muitas vezes até de maus-tratos por profissionais não capacitados para a função. Um dos pontos a serem discutidos neste seminário é a participação deste profissional no quadro clínico do paciente", diz a pedagoga Naderge Moura, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa.
O público alvo do seminário de humanização são os profissionais e técnicos da rede de assistência básica e os gestores, assessores técnicos, coordenadores e diretores de departamentos, divisões e unidades de saúde. "É importante que todos tenham conhecimento de que a humanização deve ser um princípio na função de cada um, desde um simples acolhimento no momento em que o paciente procura o serviço de saúde, até mesmo durante o tratamento da doença ou numa intervenção cirúrgica".
Ao final do seminário, os participantes vão realizar uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, com debates e mesas redondas. O documento final será encaminhado para a elaboração do Plano de ações em humanização na rede municipal de Saúde.
Fonte: Ascom
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à