Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 16h29
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai ampliar suas relações de parceria com o Ambulatório São Camilo. A decisão decorreu de uma reunião entre o prefeito, Mauro Nazif, o secretário adjunto da Semusa, José Carlos Coutinho, e a Ir. Laura Menna, diretora da Comunidade São Camilo, ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), na quarta-feira (05).
Foi apresentada ao prefeito uma relação dos serviços realizados pelo Ambulatório São Camilo, que pertence a Associação São Tiago Maior, e funciona no Bairro Socialista, na Rua Mané Garrincha. A comunidade tem consultórios médicos e odontológicos que por meio de agendamentos normais atende a mais de quinhentos pacientes e por meio de demandas emergentes outros trezentos pacientes semanalmente.
Para José Coutinho, a parceria entre a Prefeitura e o Ambulatório São Camilo é importante para a melhoria dos serviços da atenção primária na área do Bairro Rosalina. “A atenção primária é a aplicação de medidas preventivas da saúde. É um trabalho que visa evitar que doenças se instalem, realiza a busca por doenças com o potencial de se expandir em determinados locais e também implementa ações efetivas na promoção da saúde. A Semusa está estreitando laços com a comunidade para poder ter ainda mais alcance junto à sociedade carente”, destacou.
O Ambulatório São Camilo, segundo explicou a Ir. Laura, atende a uma área descoberta pelo poder público na Comunidade Rosalina, que é uma área muito carente e com grande número de pessoas necessitadas de ajuda. “Viemos apresentar ao prefeito um projeto pelo qual pedimos à Prefeitura maior cooperação na manutenção do ambulatório. Já trabalhamos em parceria com a Unidade de Saúde do Bairro Socialista e temos recebido ajuda da Prefeitura, mas precisamos ainda mais atenção para a manutenção dos materiais e de mais profissionais que atendam no ambulatório e nos ajudem a implementarmos melhor os serviços de visitas aos idosos, visitas a cadeirantes e a outros grupos de vulneráveis. Há muitas necessidades naquela região da cidade e a nossa instituição precisa contar com mais apoio por parte do Município”, declarou a diretora.
O secretário José Coutinho disse que o prefeito apóia o projeto e pediu à Semusa para atender aos pleitos da instituição. O prefeito determinou que a Semusa passe a fornecer materiais de limpeza, materiais odontológicos e pediu que fosse avaliada a possibilidade de inserção de mais um médico generalista e mais um enfermeiro entre os profissionais municipais que já atuam na instituição.
Fonte: Renato Menghi | Foto: Comdecom
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)