Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho realiza mil vasectomias


 
A prefeitura de Porto Velho promove na próxima terça feira (7), encontro dos profissionais de saúde da rede municipal para comemorar a marca de mil vasectomias realizadas pela Maternidade Municipal nos últimos quatro anos. O evento promovido pela secretaria municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a coordenadoria de mulheres faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Conforme a diretora da Maternidade Mãe Esperança, Ida Peréa, os procedimentos cirúrgicos fazem parte do Programa Homens Pelos Direitos Reprodutivos, implantado pela Semusa. Ela explica que o programa atende as especificações da legislação brasileira, que permite tanto ao homem quanto a mulher se submeter ao processo de esterilização por meio de cirurgias.

O programa teve início em 2007 e vem alcançando as expectativas. Os homens interessados devem procurar a maternidade ou qualquer unidade de saúde municipal para solicitar o atendimento. “É necessário que seja pai de dois filhos no mínimo, esteja gozando de plena capacidade física e mental e maior de 25 anos, requisitos básicos estabelecidos pela legislação”, informa a médica.

Depois do cadastro, os interessados em fazer vasectomia recebem várias orientações sobre a cirurgia em si e outros métodos contraceptivos. No prazo máximo de 60 dias, tempo necessário para refletir e receber as orientações necessárias, o procedimento é concretizado. “A cirurgia é simples, leva apenas cinco minutos e o paciente sai andando”, explica.

O evento também servirá para promover o encontro dos profissionais que integram a equipe de saúde do homem e trabalham pelo exercício dos direitos reprodutivos das pessoas do sexo masculino. O evento faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo, porque de acordo com Ida Peréa, trata-se de um fator que contribui para com a redução da violência.

Fonte: Augusto José

 


 

Mais Sobre Saúde