Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho integra “força-tarefa” na saúde


Com a presença de duas representantes do Ministério da Saúde, a força-tarefa, criada pelos ministérios públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou nesta terça-feira (5) mais uma rodada de debates para tentar equacionar as dificuldades administrativas e financeiras que afligem o estado e as prefeituras de Rondônia na área da saúde.

O encontro foi no MPE, onde o prefeito Roberto Sobrinho expôs os  problemas do setor de saúde, especialmente as dificuldades com a aprovação dos pré-projetos protocolados no Ministério da Saúde. Roberto disse que a prefeitura não está fugindo de suas responsabilidades. “A nossa responsabilidade está na atenção básica de saúde. Vejam as nossas quatro policlínicas (todas em obras de ampliação e recuperação), se comparadas ao interior são verdadeiros hospitais.

A Maternidade Municipal – a melhor da região – que custa R$ 500 mil por mês aos cofres da prefeitura. O Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU), que em 2005 tinha uma ambulância e agora tem nove. Os três novos Centros Odontológicos em construção. A implantação das Farmácias Populares, com a inauguração em breve de outra unidade na zona leste da cidade, entre outras obras e projetos em andamento. São quinze ações importantes no setor da saúde em 2 anos e 5 meses de minha gestão”, enfatizou o prefeito, lembrando que a demanda não pára de crescer.

“Eu gostaria de saber do Ministério da Saúde quais os recursos financeiros são repassados ao Estado, para atender a população que procura os serviços do Hospital de Base, Hospital João Paulo II e Hospital da Criança. Imagino que com estes dados, a força-tarefa da saúde teria condições de avaliar com segurança onde estão os problemas. Se com todas as melhorias e investimentos acima relatados não há recuo na demanda – inclusive nos postos de saúde – nem tampouco desafogo nas instituições hospitalares do estado, conforme o depoimento do governador, então realmente temos que ir mais fundo na questão”, reforçou o prefeito.

Participaram da reunião a promotora da saúde e do consumidor, Emília Oiye; o procurador da República, Francisco Marinho; o procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto; o procurador-geral de Justiça, Abdiel Ramos; o procurador do Ministério do Trabalho, Ailton Vieira dos Santos; e as técnicas Lúcia Helena e Tânia Magalhães Silva, representantes do Ministério da Saúde. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)