Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Serão 20 modalidades de procedimentos cirúrgicos realizados


A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam na fila - Gente de Opinião
A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam na fila

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas no município. A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam na fila.

A ação, executada pela Prefeitura, faz parte do Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O valor total do investimento é de R$1.960.753,00, recurso oriundo do Governo Federal.

Segundo o contrato, serão realizadas cirurgias eletivas ginecológicas e gerais. Ao todo, são 20 modalidades de procedimentos cirúrgicos, como curetagem do colo de útero, histerectomia, colecistectomia, reparação de hérnias, entre outras.

“Nós aderimos esse programa para reduzir a fila de pacientes residentes em Porto Velho que aguardam na regulação do estado e do município. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes e acelerar o atendimento. Com esse contrato, muitas cirurgias serão realizadas pelo município”, destacou Eliana Pasini, secretária Municipal de Saúde.

Ao todo, serão realizadas 807 cirurgias no Hospital Santa Marcelina, através do contrato com a Prefeitura. A diretora geral da unidade, irmã Lina Maria Ambiel, conta o sentimento da parceria com o Poder Executivo Municipal.

“Hoje é um dia de uma alegria muito grande, porque essa parceria visa, em primeiro lugar, um atendimento humanizado à população de Porto Velho. É uma soma de esforços para que a qualidade no atendimento possa ser disponibilizada aos nossos pacientes. Agradecemos ao prefeito e às secretárias pela realização desse contrato conosco”, pontua a irmã Lina Maria Ambiel.

O contrato foi celebrado após a fase de licitação, onde o Hospital Santa Marcelina venceu a concorrência pública. O acordo legal terá duração de um ano. A assinatura do documento aconteceu no gabinete da Semusa e contou com a presença de autoridades e de representantes do hospital.

Representando o prefeito de Porto Velho, o secretário Geral de Governo, Fabricio Jurado, destacou a importância da parceria. “Esse é um dia muito importante para a saúde da nossa capital. Estou muito feliz com essa parceria com o Hospital Santa Marcelina e espero que essa seja uma porta para um caminho de sucessos”.

O Secretário Estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, parabenizou o acordo. “Nós estamos muito felizes com a assinatura deste contrato. Esse programa disponibilizou R$ 10 milhões para o Estado de Rondônia e Porto Velho está dando o pontapé inicial”.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)