Sexta-feira, 28 de março de 2025 - 16h28
Na manhã desta sexta-feira (28), o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola, esteve no Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, que a Prefeitura de Porto Velho, mediante medida emergencial, vai deslocar ao distrito de Nazaré, localidade afetada pela cheia do Madeira.
De acordo com o secretário Jaime Gazola, as águas estão subindo rapidamente, a unidade de saúde local não tem condições de prestar atendimento à população.
"Disponibilizar o Barco Saúde faz parte do plano de contingência da Prefeitura, com o objetivo de dar continuidade ao atendimento ao distrito de Nazaré e adjacências e não deixar essas comunidades desassistidas. Os equipamentos da unidade de saúde local serão montados no barco, onde os profissionais prestarão todos os serviços até a que a situação do rio se normalize", explicou.
Gazola acrescentou que "serão disponibilizados serviços médicos, de enfermagem, vacinação, farmácia, ou seja, os mesmos atendimentos que normalmente a unidade realiza rotineiramente. O barco saúde ficará atracado em Nazaré, mas como outras comunidades também estão em situação similar, embarcações menores farão o transporte até a unidade fluvial", garantiu o titular da Semusa.
O prefeito Léo Moraes, atento aos acontecimentos decorrentes da cheia do Madeira nos distritos, orientou a Semusa quanto às medidas a serem efetivadas com o objetivo de aliviar os transtornos causados pela elevação do rio.
"Nosso compromisso é garantir acolhimento às comunidades atingidas neste período crítico, e por isso não vamos poupar recursos para continuar dando acesso à saúde para esses cidadãos", disse.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
A medida é parte do plano de contingência de desastres da Semusa e ocorre no contexto do Decreto de Estado de Alerta de Emergência. Além do barco saúde, outras ações de prevenção à saúde da população estão sendo implementadas, em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, para minimizar os impactos da cheia e garantir o acesso da população aos serviços essenciais.
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses
Entre janeiro e agosto deste ano, o Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, prestou assistência a 23.635 pacientes, reafir
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na noite desta sexta-feira (12/9), fiscalizações em unidades de saúde de Ariquemes e Ji-Paraná.
Como tratar dores no joelho em jovens?
Dores no joelho não são exclusividade de quem já coleciona aniversários — cada vez mais jovens estão sentindo aquele estalo incômodo ao subir escadas,