Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de P.Velho capacita fiscais da Vigilância Sanitária


 
Fiscais sanitários recém contratados pela prefeitura de Porto Velho participarão de curso de capacitação no período de 16 a 27 de maio, a partir das 8 horas, no auditório da Fatec. O curso tem como objetivo preparar os servidores para realizarem inspeções sanitárias nas novas áreas assumidas pelo Município, a serem desempenhadas a partir de junho próximo.

Conforme a Assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para área de Vigilância Sanitária, Mirlene Morais de Souza, as novas atribuições da prefeitura serão direcionadas para fiscalização em clínicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios clínicos e de próteses dentárias, empresas de massagens, cozinhas hospitalares e empresas de transportes coletivos, dentre outras. Essas ações foram aprovadas na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada em abril. Antes, elas eram realizadas pelo Estado.

Mirlene informou que a qualificação dos novos fiscais sanitários é uma das prioridades da prefeitura, através da Semusa. “Isso demonstra a importância que o Município tem dado à prevenção e promoção da saúde pública, bem como à qualidade nas ações dos fiscais durante o exercício da função”, destacou. As aulas vão abordar desde o conceito da Vigilância Sanitária, território de atuação, ética, poder de polícia, interdição, monitoramento de produtos e serviços, orientação e educação, dentre tantos outros.

O curso terá como instrutoras três técnicas da Vigilância Sanitária de Curitiba, com referências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ana Maria Moiczuk Rego será a coordenadora e instrutora principal. “Nossa preocupação maior é cumprir as novas atribuições de forma organizada e com qualidade, tendo sempre como foco principal a saúde da população”, afirmou.

De acordo com Mirlene Morais, tanto o prefeito Roberto Sobrinho, quanto o secretário Williames Pimentel e o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, Ronald Gabriel estão dando uma atenção toda especial para a capacitação dos fiscais – aos 15 recém-contratados e os antigos, num total de 22 profissionais -, considerando o aumento da população e, consequentemente, de estabelecimentos comerciais a serem fiscalizados. Além das novas atribuições, os servidores também estarão preparados para as que já eram exercidas anteriormente - fiscalização de bares, lanchonetes, restaurantes, panificadoras e drogarias.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)