Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura da Capital e Fiocruz estudam parceria



 
Ao anunciar nesta terça-feira (2) ao prefeito Roberto Sobrinho a instalação de uma unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em Porto Velho, o presidente da instituição, Paulo Buss, pediu o apoio da Prefeitura da Capital para o projeto, cuja meta é a prevenção de doenças próprias da região, a preparação dos profissionais da área e o fortalecimento do sistema de saúde do município. "Prevenção é a palavra chave num momento em que é previsto um grande fluxo migratório para a região. Temos que buscar meios seguros de proteger o trabalhador, a criança e a mulher", enfatiza Buss, que expôs o programa, juntamente com o parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais em Rondônia (Ipepatro), e o diretor do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Mauro Tada.

O prefeito considera oportuna a chegada da Fiocruz na região, e prontificou-se a analisar detalhadamente as propostas da fundação para encontrar a melhor forma de o Executivo municipal apoiar o projeto. "Já era tempo de o nosso município contar com uma estrutura do peso da Fiocruz. Vamos estudar com carinho a melhor maneira de o município participar dessa iniciativa e aproveitar o programa para aperfeiçoar nosso sistema de saúde, preparando melhor os profissionais do setor", aponta Roberto. Com a ajuda da Fiocruz, o prefeito quer formar uma equipe de saúde de alto nível técnico. Além de médicos, o programa pode capacitar agentes comunitários, técnicos de enfermagem, e ainda formar gestores em saúde. As turmas de medicina da UNIR, em formação, também poderão se especializar pela fundação.

Dentre as ações que a Fiocruz pretende implantar no município, constam também a especialização de profissionais na área de infectologia básica, problemática mais próprias da região. De acordo com Hildebrando, dois fatores atuam como vetores de doenças típicas da Amazônia: a água e a floresta.  

Ao final do encontro, Buss convidou o prefeito para uma visita ao complexo da Fiocruz no Rio de Janeiro e ver de perto como a fundação pode ajudar melhor o sistema de saúde do município.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr