Quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 11h17
A prefeitura de Porto Velho alerta a população quanto ao aumento de casos de conjuntivite detectados nos últimos dias nas unidades de saúde do Município. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Rute Bessa, as principais causas da doença podem ser alérgicas, viral, por bactérias ou irritação química. No entanto, informa que somente as conjuntivites causadas por vírus e bactérias são contagiosas e podem durar até quatro semanas.
Nas unidades de saúde o atendimento às pessoas infectadas pela doença não foge à rotina dos profissionais. “Não há maiores recomendações para quem está doente. Basta procurar atendimento médico normalmente. Caso seja necessário, o profissional poderá prescrever algum medicamento”, afirmou. Rute acrescenta que não há motivos para alardes. “O alerta da prefeitura é feito para que as pessoas tomem suas precauções.
Os principais sintomas são olhos avermelhados, ardência e coceira nos olhos, secreção, lacrimejamento, pálpebras inchadas e sensação de corpo estranho, como se estivesse areia ou cisco nos olhos. Para evitar a doença, é necessário tomar os seguintes cuidados: lavar com frequência as mãos, principalmente antes e depois do contato com os olhos ou após o uso de colírios ou pomadas, e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho; aumentar a frequência de troca de toalhas ou usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; não compartilhar toalhas de rosto.
Outros cuidados
A Semusa também recomenda trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise; não usar lentes de contato enquanto estiver com a doença; não compartilhar objetos de uso pessoal como óculos, rímel, lápis de olhos, delineadores ou qualquer outro produto de beleza; evitar medicação caseira e coçar os olhos para diminuir a irritação.
Além dos cuidados sugeridos, é necessário procurar o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, para avaliação criteriosa do profissional de medicina. “É o médico especialista que vai decidir se será necessário prescrever algum medicamento, como colírios ou pomadas”, disse Rute Bessa.
Ela acrescenta que todos os cuidados devem ser mantidos por pelo menos 15 dias, ao surgirem os primeiros sintomas. “O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e seu adequado tratamento”, enfatiza. Rute acrescenta ser necessário o afastamento das pessoas acometidas de conjuntivite das atividades laborais ou estudantis por no mínimo sete dias.
Fonte: Augusto José
Foto: Divulgação
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos
Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO
Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)