Segunda-feira, 26 de novembro de 2012 - 15h06
A prefeitura de Porto Velho realizou na última sexta-feira (23), na Fatec, o segundo treinamento da equipe responsável pelo sistema de regulação (Sisreg) dos serviços especializados de saúde no Município. A capacitação foi ministrada por Mirian Vieira, técnica da Coordenadoria Nacional de Regulação. Segundo a diretora do Centro de Avaliação e Regulação da secretaria municipal de Saúde (Semusa), Caris Regina Sales, o treinamento serviu para identificar pontos a serem aprimorados e traçar metas que devem ser alcançadas até 31 de dezembro próximo.
Pelo fato do Sisreg ter sido implantado recentemente no Município (em março último), ainda precisa ser aprimorado e a equipe constantemente treinada. “Temos alguns gargalos para superar, como melhorar a organização para o recebimento de pacientes nas unidades que prestam serviços especializados e o monitoramento do sistema”, explicou Caris Regina.
O Sisreg foi implantado pelo Governo Federal em 2008, mas somente este ano foi possível o Município aderir ao serviço. Com esse serviço, a prefeitura diminui as filas nas unidades de saúde e humaniza ainda mais o atendimento. Toda rede municipal de saúde está interligada pelo sistema, o que possibilita aos clínicos, durante atendimento nas unidades básicas, agendar as consultas com especialistas. “Caso seja necessário, o paciente sai da unidade básica já com dia e hora marcados. Em caso de emergência, é imediatamente encaminhado ao especialista”, diz Caris Regina.
Ainda de acordo com o sistema implantado, os pacientes são classificados em duas categorias, com prioridade para os casos mais graves. Eles aguardam o atendimento em uma espécie de “fila online”. No dia anterior à consulta, são avisados pelo email ou através de mensagem no celular para não deixar passar a data. “Um dos maiores problemas atualmente é a falta de especialistas para atender a demanda”, lamenta. Na avaliação de Caris Regina, o Sisreg humaniza o atendimento, evita filas e torna o acesso aos serviços de saúde mais igualitário.
Fonte: Augusto José
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)